PG comemora Dia do Brincar neste sábado com programação especial para famílias

Evento promove diversas brincadeiras das 9 às 14 horas

18/5/2017

Amarelinha, volençol, jogos de tabuleiro, pula-corda, toca do coelho, dominó gigante e muitas outras brincadeiras farão parte do Dia do Brincar, realizado pela Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) neste sábado, das 9 às 14 horas. O evento ocorrerá na EM Carlos Roberto Dias, localizada na Rua Duque de Caxias, 999, Boqueirão. As atividades são gratuitas e abertas a crianças de todas as idades, acompanhadas de seus responsáveis.

As brincadeiras ocorrerão em diversos espaços escolares, como na quadra esportiva, no pátio, na biblioteca e até na rua da escola, que estará interditada para o evento. As brincadeiras serão coordenadas pelos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) e Pedagogas Comunitárias. Cerca de 80 pessoas estão envolvidas na organização do evento.

Além das brincadeiras já citadas, as crianças ainda poderão participar de sessões de contações de histórias promovidas pelas contadoras da biblioteca Porto do saber, além de atividades de incentivo à leitura realizadas pelas pedagogas comunitárias. E ainda poderão se divertir com pintura de rosto, escultura de bexigas, desfile de fantasias, matroginástica (ginástica praticada entre pais e filhos), entre outras ações.

A chefe da Divisão de Educação Infantil, Silvia Cineli Quaranto, ressaltou que a iniciativa é uma adesão do município ao movimento Ação Mundial do Brincar e que o objetivo é sensibilizar a família sobre a importância do brincar na vida da criança. “A ideia é propiciar momentos de brincadeiras em família, conscientizando os pais sobre a importância do brincar, que é uma atividade inerente ao ser humano, de suma importância em qualquer idade, por meio do qual são desenvolvidas as mais diversas capacidades e potencialidades, que vão desde a coordenação motora e estrutura corporal, à organização emocional e a socialização”, explicou.

Semana Mundial do Brincar – A iniciativa é estimulada pelo movimento Aliança pela Infância. Este ano a semana acontece de 21 a 28 de maio, com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. A Aliança pela Infância é um movimento que atua em rede com seus núcleos e com a sociedade civil organizada, cujo compromisso é inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância. Na Semana Mundial do Brincar, seu papel é de articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.