Av. Ministro Marcos Freire tem calçadas revitalizadas

O investimento é de cerca de R$ 4,6 milhões

8/6/2017

A Prefeitura está realizando trabalhos de revitalização das calçadas da Av. Ministro Marcos Freire (marginal da Via Expressa Sul) em toda sua extensão. Já foram executados cerca de 30 mil m², de um total de aproximadamente de 37 mil m² de calçadas a serem beneficiadas. O investimento total é de cerca de R$ 4,6 milhões, sendo que aproximadamente R$ 3,7 milhões são provenientes de convênio com o Governo federal.

Os trabalhos compreendem a demolição e reconstrução da cobertura dos passeios da via, utilizando o piso intertravado de concreto. O padrão de cores do piso é o mesmo do executado na outra marginal, a Av. Roberto de Almeida Vinhas (finalizada em abril). Tem as cores cinza e vermelha e como destaque o amarelo, cor do piso podotátil.

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea, com os trabalhos as calçadas foram niveladas e padronizadas, sendo eliminados pisos diferentes e irregularidades que causavam desconforto para os pedestres e ainda, pelo desgaste ou falta de manutenção, não davam bom aspecto às calçadas. “Com o nivelamento correto das calçadas, a colocação do piso intertravado e instalação dos demais equipamentos, como o piso podotátil e as rampas de acesso para pessoas portadores de deficiência, os pedestres, consumidores e moradores ao longo da via terão ou já têm, onde o serviço já foi finalizado, um espaço muito mais seguro e confortável”.

Duas equipes executam os serviços, em sentidos opostos. A equipe que trabalha no sentido Nova Mirim–Sítio do Campo está executando o calçamento na altura da Rua Jair Roldão, no Bairro Tupiry. A outra equipe está revitalizando as calçadas na altura da Rua Durval Fonseca, no Bairro Antártica.

Dois trechos, ambos com cerca de 2 km de extensão, já foram finalizados e entregues oficialmente: o que corresponde ao Bairro Nova Mirim (da Rua Casemiro Domcev até a Rua José Bestilleiro Lopes) e o do Sítio do Campo (da Rua José Bonifácio até altura da Rua Vitória Perez Garcia). A previsão é de que os serviços sejam finalizados no 2º semestre de 2017.