Em sala de aula, idosos encaram tecnologia e exploram funções dos smartphones

Curso que ensina a utilizar aplicativos faz sucesso no Programa Conviver

19/6/2017

Em um mundo cada vez mais moderno, quem não se habitua a usar aparelhos como computadores e smartphones não consegue aproveitar os benefícios da tecnologia. Os que nasceram na era dos tablets já se acostumaram, mas para quem veio ao mundo há mais de 50 anos, as coisas não são tão simples assim. Câmera fotográfica, correio eletrônico, músicas, chats de vídeo... Isso, e muito mais, agora cabe literalmente na palma da mão, em um único aparelho: o telefone celular. Para ajudar a Melhor Idade a aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia, uma turma do Conviver Caiçara, em Praia Grande, se reuniu em um curso de redes sociais, onde, aos poucos, aprende a usar todos os recursos desse aparelhinho.

As aulas acontecem duas vezes por semana, com duração aproximada de 2 horas. São aproximadamente 30 idosos, com os mais diferentes aparelhos cheios de aplicativos e opções de configurações. Todas essas informações acabam confundindo aos mais velhos.

A aposentada Marilena Rodrigues Joaquim, de 64 anos, comprou um smarthphone de última geração, porém ainda está aprendendo a utilizá-lo. O interesse inicial é armazenar as fotos para não perder nadinha do que registra. “Muita coisa eu aprendi fuçando, mesmo, mas aproveitei essa aula para entender melhor como funciona”.

A aposentada Dalva Fischer, de 72 anos, começou a frequentar as aulas para aprender tudo sobre WhatsApp, o mensageiro instantâneo que faz tanto sucesso entre jovens e adultos. “Só sei o básico de mandar mensagem. Quero aprender a mexer totalmente no meu celular”.
Quem também está na aula para aprender tudo sobre o aparelho é a aposentada Tereza Sanches, de 73 anos. “Quando eu comprei o celular não sabia nem colocar a bateria, minha neta foi quem me ajudou”.

O aposentado Norberto Pereira Marques, de 70 anos, é adepto das novidades, porém ainda não tem total conhecimento dos recursos de seu aparelho. “Estou aqui para aprender a usar tudo, ainda não sei muita coisa”.

A professora, Sueli Fumagali, de 53 anos, é voluntária e bastante conhecida pelos alunos. Na verdade é uma colega que frequenta as atividades do Conviver Caiçara há mais de uma década e aproveita o bom entrosamento com os idosos para transmitir o conhecimento tecnológico que adquiriu na prática. “Quando eu estava na aula de vôlei, alguém me chamava para ajudar a usar o celular. Nos ensaios do coral, lá ia eu explicar sobre algum recurso. Resolvi juntar todo mundo e tirar todas as dúvidas”.

Quem quiser aproveitar o curso pode fazer isso e de graça. Basta comparecer à unidade do Programa Conviver, que fica na esquina da Rua Maria Antunes Navarro com a Rua São Domingos, no Bairro Caiçara. As aulas são sempre as segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h. O telefone da unidade é 3594-7497.

Atendimento - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.