IBGE e Prefeitura começam a acertar detalhes para o Censo

Algumas características da Cidade fazem com que integre também o censo agropecuário

28/6/2017

Técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estiveram na tarde desta quarta-feira (28) reunidos com o prefeito Alberto Mourão e técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) acertando detalhes para a realização do Censo Agropecuário 2017. Na ocasião, foram discutidos também pontos relativos ao Censo Demográfico 2020.

Embora Praia Grande seja uma cidade predominantemente urbana, de acordo com o coordenador de sub-área do IBGE, José Roberto Bueno Omai, o Município conta com áreas urbanas não urbanizadas, o que lhe atribui características agropecuárias. “Para todo trabalho de campo do IBGE há a necessidade de apoio das prefeituras. E mesmo não sendo a principal característica de Praia Grande, precisamos acessar essas áreas”. O Censo Agropecuário tem início em outubro deste ano e segue até março de 2018.

O prefeito afirmou que o Município tem plenas condições de oferecer todos os dados e estrutura necessários para o desenvolvimento do trabalho do IBGE. “Nossa Guarda Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) conhecem bem essas áreas não urbanizadas e podem ajudar bastante no trabalho”. Uma reunião com equipes da Guarda e da Sema deve ser realizada na próxima semana para acertar mais detalhes.

Mourão falou da importância de um município ter à disposição dados precisos e atualizados para o desenvolvimento de projetos e solução de eventuais problemas. “As estatísticas são importantes instrumentos no processo de negociação com órgãos de outras esferas, por exemplo. O número de imóveis de veraneio em Praia Grande, que hoje está em torno de 125 mil, é ótimo argumento quando reivindicamos mais policiamento”.

Praia Grande, por exemplo, utiliza o cadastro de pacientes atendidos pelas Usafas e Multiclínicas para estimar o número de habitantes da Cidade. O cadastro chamou atenção dos técnicos do IBGE, que solicitaram o acesso ao material quando for realizado o Censo Demográfico de 2020. “Pensamos também em um trabalho prévio com as escolas, por exemplo, para conscientizar sobre a importância de as pessoas receberem os recenseadores em suas casas”, explicou o coordenador do IBGE.

Também participaram da reunião a chefe da Agência São Vicente do IBGE, Creusa Aparecida Rosalino Mantovani; o líder de área, Raphael Moura de Almeida; e a agente de pesquisa e mapeamento, Jennifer Beck, além da diretora do Departamento de Gestão da Seplan, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira; e o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Seplan, Fabrício Menezes.