PG recebe sistema de cabo submarino de fibra óptica

Tema foi debatido em reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente

3/7/2017

Foto Indisponivel

Devido a sua localização geográfica, Praia Grande foi escolhida entre as demais cidades da Baixada Santista para sediar a estação costeira de cabos submarinos de fibra óptica. O moderno sistema liga o Município aos Estados Unidos e Argentina. O tema foi debatido durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente, na Casa dos Conselhos.

As obras do cabo Seabras-1 estão sendo desenvolvidas em duas etapas. Na fase um, a instalação se deu em águas profundas com os cabos enterrados a mil metros de profundidade por mergulhadores. Já na fase 2, a instalação foi em águas rasas e em um pequeno trecho da faixa de praia, no Bairro Mirim. O sistema conectará Brasil e Estados Unidos, entre São Paulo e Nova York. Para garantir a qualidade de sinal, 125 repetidores de sinal também foram conectados.

Outro destaque diz respeito ao sistema conhecido como Júnior, que também já foi executado. As obras ocorreram em solo praia-grandense no Bairro Caiçara. Os cabos interligam a Cidade ao Rio de Janeiro, na Praia da Macumba.

Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e as etapas estão sendo concluídas dentro da programação inicial. Nas próximas semanas, entrará em ação a fase final das obras do sistema Tannat, que ligará Praia Grande a cidade de Maldonado, no Uruguai.

Para Marcos Martin, diretor de desenvolvimento da Seaborn, milhões de pessoas serão beneficiadas com esse processo de implantação do sistema. “A partir do novo sistema, a qualidade de serviços de comunicação e banda larga aumentará significativamente nesses locais”.

Além de melhorar a comunicação, conforme mencionado por Martin, e garantir qualidade de sinais de vídeo, TV, áudio e aumentar a velocidade da navegação dos usuários de internet, Praia Grande terá estrutura suficiente para ser um grande pólo de data center (centro e processamento de dados) da Região, uma vez que atualmente só na capital existe esta estrutura. “A Cidade já funciona como referência”, disse.

Casa dos Conselhos – O equipamento fica instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) e os programas SuperEscola e Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.