Mais de 200 pessoas assistem à abertura do Inverno Cultural da Seduc

Programação segue até sexta-feira (7), no Auditório Jornalista Roberto Marinho

4/7/2017

Mais de 200 pessoas compareceram ao Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim) para assistir à abertura da Semana do Inverno Cultural da Secretaria de Educação (Seduc) nesta segunda-feira (3). Os presentes acompanharam as encenações teatrais “Pluft, o Fantasminha” e “A História dos Chapéus” feitas pelos alunos da EM Porto das Artes. A programação de apresentações segue até a próxima sexta-feira (7).

Com direção e adaptação da professora Celia Menezes, os alunos subiram ao palco em duas apresentações. A primeira “Pluft, o Fantasminha” contou a história, texto original de Maria Clara Machado, de um fantasminha super camarada que tinha medo de humanos. Ele morava com os pais em uma casa abandonada. Até que um dia Pluft conheceu uma menina chamada Maribel, que havia sido sequestrada pela marinheira Lenço Vermelho. Os dois se tornam amigos e o fantasminha ajuda Maribel a se libertar das maldades da vilã.

A segunda adaptação, inspirada em texto original de Ivan José Cardoso Henrique da Cunha e Fausto Brunini Junior, foi “A História dos Chapéus”. A trama conta a história de duas cartolas gigantes que queriam fazer uma peça de teatro com chapéus, mas só eles se moviam e os outros chapéus não.Até que, um dia, eles então convidaram alguns atores para ajudá-los a contar toda uma história através do uso de chapéus.

Entre os espectadores, a jovem Alice Mandaj Valente acompanhava atentamente as apresentações. Ela fazia parte da trupe até quando completou a idade mínima, 15 anos. “Fico muito feliz em prestigiar e rever os amigos. Tive de sair. Hoje estou no Palácio das Artes (PDA), mas sempre serei grata a tudo que aprendi no Porto das Artes”, destacou.

A noite também foi de reconhecimento. Após as apresentações, a vice-prefeita e secretária de Governo Maura Lígia Costa Russo e a secretária de Educação Nanci Solano Tavares de Almeida receberam uma singela homenagem por parte de alunos e equipe técnica da EM Porto das Artes pelo trabalho realizado em prol da unidade.

“Estar em cima deste palco, junto a estes alunos, é muito significativo. Poder ver de perto o que este aprendizado causa em cada um deles. Pois tenho certeza que as aulas de teatro servirão para a vida toda, porque desinibe”, comentou Nanci Solano. “Pudemos acompanhar aqui apresentações belíssimas, que mostram o empenho e dedicação destes meninos e meninas. Estão de parabéns”.

Continuação - Nesta terça-feira (4), será a vez dos alunos das turmas de violão, período manhã, aquecer a noite dos espectadores com boa música. Liderados pelos professores Fred Lincoln, Valquiria Duarte e Evandro Pires, meninos e meninas apresentarão um repertório que vai dos grandes clássicos da Música Popular Brasileira até a uma homenagem às Festas Juninas e os ritmos típicos deste festejo.

Na quarta-feira (5), o teatro toma conta do palco do Auditório Roberto Marinho novamente. Desta vez, será os alunos o professor Nei Boito que encenarão dois espetáculos. O primeiro, com o nome “Guerra”, mostra uma reflexão sobre uma das doenças mais temidas da atualidade, a dengue. O segundo traz a peça “Caçadores de Dragão” e retrata homens do cotidiano que tentam levar vantagens, mas sempre se dão mal.

A quinta-feira (6) ficará reservada para a música novamente. Os alunos das turmas de violão do período da tarde, coordenados pelos professores Fred Lincoln e Renato Yano, oferecem ao público neste dia um repertório de tirar o chapéu. O grupo apresentará canções dos anos 50 e 70, além de clássicos da Música Popular Brasileira.

Para encerrar a semana de apresentações, a sexta-feira (7) reserva a participação dos alunos de musicalização. Sob a regência dos docentes Décio Carrion e Miriam Ferreira, os meninos e meninas trarão no repertório músicas nacionais e internacionais, além de temas de filmes instrumentais. Para isso, o grupo fará uso de teclado, percussão, flauta-doce e canto-coral.

Endereço – O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

SuperEscola Cultural – Coordenado pelo Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, o SuperEscola Cultural conta atualmente com duas unidades, a EM Porto das Artes e o Núcleo Cultural Tupi. Os dois equipamentos atendem os alunos no horário oposto ao das aulas regulares. Por meio do aprendizado de dança, teatro, violão e musicalização, os alunos permanecem tempo maior no contexto educacional de forma saudável e atrativa, favorecendo o desenvolvimento de habilidades, o despertar de talentos e o aprendizado de regras e valores.