Alunos ampliam aptidões culturais e artísticas em Oficina de Fotografia

Foram sete encontros, no qual os participantes despertaram diversas aptidões

10/7/2017

A 1ª Oficina de Fotografia, realizada pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude de Praia Grande (Subjuve), oportunizou aos participantes o desenvolvimento de aptidões culturais e artísticas. Na última aula os alunos apresentaram seus trabalhos e ainda aprenderam a confeccionar uma miniatura de uma máquina fotográfica, que serve de brinde para festas e eventos. Foi entregue ainda certificado de participação.

No total, foram sete encontros. Por meio da fotografia, a Oficina trabalhou algumas ações e conceitos que servem como base para integração das pessoas dentro da sociedade. Destaque para observação, sensibilidade, percepção, poder de decisão, criatividade, objetividade, espírito de equipe. A história de Praia Grande também esteve entre os temas abordados nas atividades.

A artista plástica Andrea Santos, que ministrou a oficina, ficou fascinada com a dedicação dos participantes. A profissional acompanhou o crescimento dos alunos. “Alguns tinham técnica, mas não tinham despertado a sensibilidade criativa. Eles me surpreenderam. Alguns disseram que o curso abriu muito suas mentes e passaram a ver a fotografia de outra forma. Outro fator que notei foi que a fotografia melhorou a auto-estima de muitos que estavam ali. Isso também me ajudou a enxergar o ser humano de outra maneira”.

A estudante de jornalismo Karina Costa Ferreira resolveu fazer o curso porque tinha muita dificuldade na disciplina de Estudo da Imagem (conhecida também como Fotojornalismo) do seu curso de graduação. Quando viu a notícia sobre a oficina na Cidade, logo resolveu se inscrever. Para participar do curso a jovem usou apenas o celular.

“Além das regras, aprendi a ter um olhar mais criativo. A oficina ajuda a ampliar essa visão. Os temas como valorização do ‘Eu’, ‘Minha Família’, ‘Minha Comunidade’, me ajudaram a ter mais sensibilidade. Eu super recomendo o curso. Sei que terá outra oficina agora em julho e é um aprendizado e tanto”, salienta Karina.

Próxima edição - Na segunda quinzena de julho haverá uma nova turma para a Oficina de Fotografia – Especial Férias. As vagas já foram preenchidas, mas novas edições ocorrerão em breve. A Subjuve fica localizada na Rua Xavantes, 51, dentro do Vivência Tupi, no Bairro Tupi. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3496- 5684.