PG vacina meninos e meninas contra o HPV

Atendimento ocorre nas Usafas e Multiclínicas

19/7/2017

Praia Grande está vacinando meninos e meninas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade disponibiliza gratuitamente a dose em todas as unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas, equipamentos que compõem a rede municipal de Atenção Básica. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

A vacinação ocorre para uma faixa etária específica, medida estipulado pelo Ministério da Saúde. A dose é aplicada em meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para as meninas, a vacina passa a valer entre jovens de 9 a 15 anos incompletos.
A ampliação da vacinação para meninos dessa faixa etária fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.

“A ação também aumenta da proteção para as meninas. Nas próximas décadas, esse trabalho terá impacto no perfil epidemiológica das infecções atribuídas ao HPV em ambos os sexos”, comentou a enfermeira responsável pela imunização, da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Sesap, Bruna Renó.

De acordo com instruções do Ministério da Saúde, meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo obrigatório de seis meses entre elas. “Para os adolescentes do sexo masculino que iniciarem a vacinação aos 14 anos, a segunda dose deverá ser com no mínimo seis meses e máximo 12 meses de diferença”, explicou Bruna.

Prevenção – Ao longo dos últimos anos, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites da Sesap tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.