PG tem Programa Praia Acessível

Atividades ocorrem na Praia do Guilhermina

21/7/2017

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande oferece gratuitamente aos munícipes atividades de lazer por meio do Programa Praia Acessível (iniciativa que oferece as pessoas com deficiência equipamentos - cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas - para auxiliá-las na praia e no banho de mar com segurança). As atividades ocorrem aos sábados, domingos e feriados, sempre das 9 às 17 horas, na Praia do Bairro Guilhermina (Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898).

Há rampa de acesso à praia e o Programa funciona com sol e chuva fraca. Se a chuva for forte, a atividade é interrompida visando à segurança dos banhistas. Para participar, basta comparecer no quiosque e preencher ficha cadastral. No local, há um professor de educação física e um estagiário administrativo que auxiliam os interessados. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis.

O Programa teve início em 2010. A Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi responsável pela compra de 10 cadeiras feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água.

Neste ano, mais de 120 atendimentos foram realizados. Em 2016, foram cerca de 250. Em
2015, mais de 200 pessoas participaram do Praia Acessível.

Esportes - Além da opção de lazer com o Praia Acessível, a SEEL oferece aos munícipes com mais de 8 anos, aulas gratuitas de iniciação e treinamento de surfe e vôlei de praia. No vôlei de praia, as aulas acontecem das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, terças, quintas e sextas-feiras, na sede do Espaço Conviver do Bairro Boqueirão (Avenida Castelo Branco esquina com a Rua Pernambuco); as segundas e quartas, próximo a sede do Conviver do Bairro Tupi (Rua Xavantes, 51). Os trabalhos são conduzidos pela ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei de quadra, professora Cristina Pacheco Lopes, a Tina. Para participar, basta comparecer ao local das aulas, com documento de identidade (de preferência com foto).

No surfe, as atividades ocorrem das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, as terças e quinta no Guilhermina; segundas, quartas e sextas no Ocian. Os jovens interessados em participarem das aulas da equipe de treinamento devem comparecer ao local escolhido com material de surfe (prancha, parafina, camisa de lycra, etc). As aulas são comandadas pelos professores Ewerton Luis da Costa, o Biko, e Marcus Souza Carvalho.