Capacitação de Educadores de Apoio movimenta cerca de 3 mil servidores

Palestras motivacionais e troca de experiências estavam entre as ações

21/7/2017

Palestras motivacionais e troca de experiências entre os servidores marcaram a Capacitação dos Educadores de Apoio que finaliza nesta sexta-feira (21). Ao todo, cerca de três mil funcionários da Secretaria de Educação (Seduc) participaram das atividades que iniciaram na terça-feira (18). As ações ocorreram no Ginásio Rodrigão, Palácio das Artes, Auditório Jornalista Roberto Marinho e nas unidades de ensino em que os profissionais estão lotados.

Em 2017, a Seduc fez algumas mudanças no evento. Até ano passado, os servidores participavam de capacitações apenas na Semana do Educador de Apoio, que acontecia em julho. Com as modificações, a pasta municipal distribuiu ao longo do ano cursos e oficinas por entender que tal ação deve ocorrer constantemente. Tanto que aproximadamente de 2,5 mil servidores já passaram por esse período de aprendizagem.

Com as mudanças, os últimos quatro dias ganharam palestras que abordaram diversas questões. Uma delas, ministrada pelo professor doutor Paulo Rogério Meneses de Souza, realizada no Palácio das Artes (PDA). Com o tema “O Poder da Escolha: não terceirize sua felicidade”, Souza mostrou como pensamentos positivos atraem coisas boas usando da trajetória de vida dele como exemplo.

O técnico desportivo pedagógico Alberto Bitencour assistiu à palestra realizada por Souza. Para o servidor, todo momento que proporciona um crescimento pessoal e profissional se torna fundamental. “Sempre vem acrescentar ao nosso conhecimento. Toda pessoa precisa de motivação para exercer a sua função. E as atividades dessa semana vieram justamente atuar neste sentido, pois foram assuntos e atividades que vieram ao encontro do que precisamos para a rotina de trabalho”.

A capacitação dos educadores de apoio proporcionou também troca de experiências. As 73 unidades de ensino disponibilizaram de um a dois dias de oficinas, além de momentos de lazer e interação. O mais interessante ficou por conta de quem ministrou as atividades. As mini aulas ficaram a cargo dos próprios funcionários que compartilharam com os colegas suas habilidades.

A inspetora de alunos da EM Governador Orestes Quércia Vânia da Silva ficou responsável por um destes momentos. Em atividade que ocorreu na própria unidade, a funcionária ensinou às colegas a fazer uma caixa surpresa. “Fico imensamente feliz em poder transmitir o que aprendi para elas. As oficinas são de grande proveito e, porque não, permitindo que futuramente usem o que aprenderam como fonte de renda”.

Durante os quatro dias, participaram da Capacitação para Educadores de Apoio os servidores públicos das 73 escolas municipais. Além deles, os técnicos desportivos pedagógicos dos polos do SuperEscola e funcionários lotados nas bibliotecas municipais Porto do Saber, no Departamento de Educação Ambiental (DEA) e na área administrativa da secretaria também marcaram presença.