PG reforça estrutura da rede de atendimento psicossocial

Cidade conta com quatro unidades que realizam este tipo de trabalho

25/7/2017

A rede de atendimento psicossocial de Praia Grande ganhou novas unidades nos últimos anos. O Município conta com quatro equipamentos deste tipo: são dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, um Caps Álcool e Drogas (Caps AD) e outro Infantil (Caps i). Os serviços prestados nesses espaços ocorrem diariamente.

O Município tem como foco principal para este tipo de atendimento privilegiar a sociabilização e ressaltar este aspecto para motivar os atendidos e os integrantes de suas famílias. Ao longo de todo ano são realizadas atividades, eventos e trabalhos em grupo neste sentido.
Os pacientes que utilizam este tipo de serviço no Município e os profissionais da rede de Atendimento Psicossocial são diretamente beneficiados com a estrutura e confortáveis espaços existentes nas unidades. A Administração Municipal segue investindo em todas as áreas da Saúde.

As quatro unidades dispõem de estrutura com consultórios médicos climatizados, salas de atividades coletivas, de medicação, reuniões, recepção, refeitório, cozinha e posto de enfermagem. Área de dispensação de medicamentos, e espaços destinados especialmente ao lazer, acolhimento e repouso dos pacientes também fazem parte dos equipamentos.
Atendimento descentralizado - A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou uma reestruturação na Rede de Atendimento Psicossocial do Município e descentralizou os atendimentos. As novas Usafas têm papel importante neste processo melhorando a cobertura em todos os bairros.

A Sesap realizou um treinamento com os médicos das unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas para que estes locais pudessem atender casos de pequena gravidade. Desta forma, os Caps Boqueirão e Mirim têm condições de desenvolver seus programas relacionados a sociabilização do indivíduo.