’Caratecas da Melhor Idade’ realizam exame para troca de graduação

Aulas são ministradas por voluntário, no Conviver do Bairro Boqueirão

28/7/2017

Os frequentadores do curso de caratê do Conviver do Bairro Boqueirão passaram por exames de troca de graduação. O momento marca a nova cor da faixa que identifica os conhecimentos dos atletas. Atualmente, cerca de 20 pessoas frequentam as aulas, ministradas por um professor voluntário. Todos os alunos são maiores de 50 anos.

As aulas são voltadas para quem já é aluno de outras atividades do Conviver do Bairro Boqueirão.

Um dos alunos do caratê é o aposentado Jorge Fagundes, de 63 anos, que está trocando de faixa pela segunda vez, passando para a cor vermelha. “O trabalho do caratê é muito importante para o idoso porque ajuda não só na saúde física, como na saúde mental. E muito gratificante chegar num certo momento da nossa vida e ver que estamos progredindo tanto fisicamente como mentalmente”.

Quem também participou da troca de faixa foi o aposentado Orlando Cardadeiro, de 78 anos, que ganhou a faixa laranja. “Não é fácil, mas vou chegar lá. Quero conquistar a faixa preta, nem que seja aos 80 anos”, brincou.

Serviço - O Programa Conviver é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, e destinado a pessoas maiores de 50 anos. O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.