Professores da EM Estina Campi apresentam projetos em congresso educacional

Evento ocorrerá no próximo sábado (5), em Santo Amaro

3/8/2017

Foto Indisponivel

Seis professores da EM Estina Campi Baptista apresentarão quatro projetos desenvolvidos em sala de aula no VI Congresso Saberes da Docência: Perspectivas Metodológicas Contemporâneas. O evento ocorre no próximo sábado (5), no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, em Santo Amaro.

Os professores de Educação Física Juvenal Borges e Roberto Belini apresentarão o projeto “História e Simbologia dos Jogos Olímpicos”, desenvolvido em 2016. “Na ocasião, aproveitamos o momento da realização dos Jogos para trabalhar diversos aspectos desse evento tão importante, como, por exemplo, seus símbolos, a história por trás de cada modalidade, o significado do revezamento da tocha, entre outros pontos”, explicou Borges. “Fizemos até uma simulação do revezamento da tocha com a participação da comunidade. Houve muito envolvimento dos pais. Foi muito enriquecedor pra todos!”, comentou Belini, ressaltando que o congresso Saberes da Docência tem várias exigências e restrições. “Por isso, nos sentimos ainda mais felizes e orgulhosos em termos sido selecionados”.

A professora Vanessa Lopes apresentará dois projetos. Um deles, intitulado “Pedagogia Ludocriativa como ferramenta no processo de alfabetização, da criatividade, da alegria e no gosto de aprender”, envolve desafios criativos, atividades lúdicas e de expressão artística para ensinar a criança a pensar de forma criativa e aprender a aprender. A docente também apresentará o projeto “Mídias Digitais e Práxis: discussão e reflexão do trabalho pedagógico”, que está baseado num grupo de estudos envolvendo professores do Brasil, Argentina e Uruguai. “Considero muito importante os professores de sala de aula participarem de congressos como este, discutindo em âmbitos acadêmicos e científicos a sua prática. Isso amplia seu olhar. É um momento importante para se parar e refletir”, destacou Vanessa.

As professoras Viviane Fernandes, Cristina Sequim e Carla Nogueira apresentarão o projeto de incentivo à leitura “João e o Pé de Feijão: Leitura e Diversão caminham juntas”, desenvolvido no ano passado com as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. “Por meio desse conto, tivemos a oportunidade de abordar diversos assuntos e trabalhamos não apenas a disciplina Língua Portuguesa, mas também Matemática e Ciências. O projeto foi bem dinâmico, com utilização de vídeos, livros, enigmas e outras atividades”, explicou Viviane. “Congressos como este são uma oportunidade de aprendermos com as outras experiências e, ao mesmo tempo, partilhar o que a gente sabe”, destacou a professora Carla. “Eventos assim são uma verdadeira injeção de ânimo. Nós temos a sorte de ter recursos maravilhosos à nossa disposição, como as lousas digitais, por exemplo, mas nesses congressos também vemos professores sem recursos que conseguem fazer a diferença! Isso é muito motivador!”, comentou a professora Cristina.

A diretora da unidade, Christina Tavares Mello, disse se orgulhar de seu corpo docente. “São professores dedicados, participativos e com excelentes iniciativas. São um orgulho pra escola”.

Saberes da Docência - Organizado pelo Instituto Inovar e pelo Colégio Magister, o Congresso visa proporcionar a troca de experiências entre docentes de diversos locais, favorecendo a inovação e promovendo novas práticas de ensino. A temática escolhida pelo Congresso pretende discutir e ampliar as possibilidades das ações educativas que favoreçam o protagonismo do estudante, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e duradouro.