Moradores do Esmeralda debatem serviços urbanos e urbanismo

Reunião ocorreu dentro do Ação Integrada com o objetivo de aproximar a população da Administração Municipal

4/8/2017

Cerca de 20 moradores do Bairro Esmeralda participaram do Ação Integrada para debater os serviços urbanos e o urbanismo no local, na quinta-feira (3). A reunião ocorreu dentro do Paço Municipal, no Bairro Mirim, e os moradores puderam expor suas reivindicações, sugestões e elogios aos representantes das secretarias.

O projeto é realizado pela Administração Municipal, por intermédio da Subsecretaria de Ações de Cidadania e as demais pastas do Governo. O subsecretário de ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, apresentou o projeto aos moradores. “O objetivo do Ação Integrada é aproximar a população do Poder Público Municipal, humanizando o atendimento e levando informações transparentes aos moradores”.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, mostrou aos moradores a estrutura da pasta, desde as divisões até os trabalhos que são realizados pelos servidores municipais. O funcionamento dos Ecopontos, como fazer o descarte correto de materiais inservíveis e a coleta seletiva de lixo e doméstica foram o ponto alto do debate.

“O lixo no Brasil é muito rico e são toneladas de papéis e alumínio que poderiam ser reciclados, mas que estão sendo descartados de maneira incorreta, sendo que 42% do lixo na Baixada Santista poderia ser separado”.

O subsecretário de Urbanismo, Eduardo Gales Afrânio, conversou com os moradores explicando também todo funcionamento da pasta, que dentre as atribuições estão fiscalizar todas as obras particulares, vigilância sanitária, verificar a instalação correta de elevadores e, juntamente com o Corpo de Bombeiros, conceder ou não a licença do Auto de Vistoria (AVCB) para o funcionamento de shows e eventos em prédios públicos e privados.

Moradora da Cidade há quase 30 anos, Maria Quitéria da Silva aprovou a iniciativa. Para ela, o Ação Integrada é uma forma de a população estar sendo ouvida. “O debate é sempre importante, pois podemos expor nossas ideias aos governantes”.

A aposentada Maria da Conceição Alves de Jesus, moradora do bairro há 11 anos, nunca tinha participado de um encontro como o Ação Integrada. “Gostei bastante da reunião. Nós podemos falar do que está acontecendo no nosso bairro e é gratificante sermos ouvidos”.

Confira o calendário das Ações Integradas do segundo semestre (sujeito a alterações):

16/08- Reunião da Secretaria de Promoção Social com os moradores do Bairro Anhanguera

23/08- Reunião da Secretaria de Trânsito com os moradores do Bairro Caiçara e Jardim Princesa

05/09- Reunião das Secretarias de Urbanismo e Serviços Urbanos com os moradores do Aviação

20/09- Reunião da Secretaria de Promoção Social com os moradores do Cidade da Criança e Solemar;

27/09- Reunião da Secretaria de Trânsito com os moradores do Bairro Samambaia

04/10- Reunião das Secretarias de Urbanismo e Serviços Urbanos com os moradores do Bairro Vila Sônia

18/10- Reunião da Secretaria de Promoção Social com os moradores do Bairro Real, Flórida e Imperador

25/10- Reunião da Secretaria de Trânsito com os moradores do Bairro Antártica/ Vila São Jorge

07/11- Reunião das Secretarias de Urbanismo e Serviços Urbanos com os moradores do Bairro Ocian

22/11- Reunião da Secretaria de Promoção Social com os moradores do Bairro Ribeirópolis

29/11- Reunião da Secretaria de Trânsito com os moradores do Bairro Sítio do Campo.