Guarda Ambiental flagra grupo desmatando área de preservação ambiental

Com os acusados foram apreendidos facões e outras ferramentas

14/8/2017

Foto Indisponivel

O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande deteve seis pessoas na tarde sexta-feira (11) desmatando uma área de proteção ambiental localizada no Bairro Mirim. As ações voltadas ao combate de ocupações irregulares em áreas de preservação ambiental ou áreas públicas estão entre as principais atribuições do grupamento, que existe desde 2009 em Praia Grande.

De acordo com o inspetor Fábio Marques, o flagrante ocorreu durante um patrulhamento de rotina. Ao encontrarem o grupo, sendo um deles menor de idade, a equipe da GCM constatou que uma área de cerca de 156 metros quadrados de vegetação nativa, em área pública, já estava desmatada. “Os acusados admitiram que estavam com dificuldades para pagar o aluguel e que pretendiam abrir um lote clandestino”. No local, havia ainda facas e facões utilizados para derrubar as árvores e uma porção de entorpecente.

Eles foram levados para a Delegacia Sede onde foram autuados em flagrante por descumprimento ao artigo 50-A da Lei de Crimes Ambientais (desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente), cuja pena é de 2 a 4 anos de reclusão e multa. Um dos acusados ainda responderá também por corrupção de menores.

A Guarda Ambiental atua em conjunto com as Secretarias de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Sema), apresentando resultados expressivos no combate aos diversos crimes contra o meio ambiente. Para se ter uma ideia, somente em 2016 foram registradas mais de 900 ocorrências, sendo a maioria relacionada com a ocupação irregular de áreas e preservação ambiental. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.