Vacinação antirrábica terá postos fixos e itinerantes em PG

Início da ação será no dia 1º de setembro, no Bairro Canto do Forte

18/8/2017

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou que a Campanha de Vacinação Antirrábica terá dois postos fixos na Cidade, na Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa) e na sede da Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal (antigo Centro de Zoonoses). As vacinas estarão disponíveis gratuitamente nesses locais durante todo o mês de setembro, a partir do dia 1º, a exemplo do que está definido para os postos itinerantes nos bairros. O horário de atendimento será das 9h30 às 16 horas. O Município não registra casos de raiva há 19 anos.

A Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal da Sesap é a responsável pelas ações que serão desenvolvidas. O primeiro posto itinerante que receberá a vacinação será no Bairro Canto do Forte e ficará próximo à Usafa.

Os proprietários de cães e gatos devem respeitar algumas normas para poderem vacinar os bichinhos com segurança. O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde; os proprietários são responsáveis pela contenção do animal para a vacinação; em caso do cão ser bravo, é necessário que o dono providencie e leve a focinheira.

Importante destacar também que a vacina anitrrábica é anual. Desta forma, o proprietário do animal deve se certificar que o mesmo não foi vacinado nos últimos 12 meses, evitando qualquer tipo de reação adversa à aplicação da dose.

Raiva - Praia Grande atingiu em 2017 uma marca importante na área da saúde. São 19 anos sem registrar nenhum caso de raiva animal. Monitoramentos são realizados periodicamente nos bairros da Cidade, afastando a possibilidade de ocorrências deste tipo. A doença ocorreu nos últimos anos apenas em locais isolados do Estado de São Paulo e o Município está fora dessa zona de risco.

Confira a lista dos postos fixos e dos itinerantes da vacinação antirrábica (que ficará em frente à Usafa ou Multiclínica do Bairro):

Postos fixos abertos ao longo de toda a campanha:
Umasa - sediada no Espaço Piaçabuçu, localizado entre o Paço Municipal e o Terminal Tatico, no Bairro Mirim.
Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal (antigo Centro de Zoonoses) – Rua Antônio Cândido da Silva, 711, Bairro Vila Sônia

Postos itinerantes:
Dia 1º de setembro – Usafa Canto do Forte
Dia 4 de setembro – Usafa Tude bastos
Dia 5 de setembro – Usafa Boqueirão
Dia 6 de setembro – Usafa Guaramar
Dia 11 de setembro - Usafa Aviação
Dia 12 de setembro – Usafa São Jorge
Dia 13 de setembro – Usafa Tupi
Dia 14 de setembro – Usafa Tupiry
Dia 15 de setembro – Usafa Ocian
Dia 18 de setembro – Usafa Quietude
Dia 19 de setembro – Usafa Santa Marina
Dia 20 de setembro – Usafa Ribeirópolis
Dia 21 de setembro – Usafa Caiçara
Dia 22 de setembro – Usafa Esmeralda
Dia 25 de setembro – Usafa Real
Dia 26 de setembro – Usafa Samambaia
Dia 27 de setembro – Usafa Solemar
Dia 28 de setembro – Usafa Melvi
Dia 29 de setembro – Associação Cidade da Criança
Dia 2 de outubro – Usafa Mirim