Blitze educativas acontecem no mês de setembro

Projeto inclui ações educativas e de fiscalização em parceira com a Polícia Militar e Detran-SP

1/9/2017

Foto Indisponivel

Neste sábado e domingo (2 e 3) e na terça-feira (5), a Secretaria de Trânsito de Praia Grande em parceria com a Polícia Militar e o Detran-SP , realizarão o projeto piloto do programa estadual “Blitze Educativa”, do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que une educação e fiscalização. Durante a ação com os com motociclistas, serão distribuídos adesivos para capacete, formulário para pesquisa e folders informativos.

No sábado (2), às 21 horas, a blitz vai estar na saída do estacionamento do Litoral Plaza Shopping. Logo na sequência, às 23 horas, a ação será na badalada Avenida Marechal Mallet, no Forte, para onde retorna no dia seguinte, às 13 horas. Ainda no domingo, às 15 horas, será a vez da entrada de motos do Litoral Plaza.

Já no dia 5, a blitz vai se concentrar às 10 horas na Avenida Presidente Costa e Silva, em frente ao banco Bradesco. Às 14 horas, será na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ocian, e às 15 horas a abordagem será para aqueles que passarem pelo estacionamento dos bancos localizados na parte externa do Paço Municipal, na Rua José Borges Netto. As 17h30, a conscientização será destinada aos funcionários da Prefeitura de Praia Grande, mais precisamente na saída dos funcionários, na Avenida Asterio Genario.

Nas ocasiões, os motociclistas serão abordados por agentes da Secretaria de Trânsito (Setran), que conversarão sobre a importância do respeito às regras viárias para um trânsito mais gentil e seguro e responderão a um formulário que pretende apurar as principais causa dos acidentes. O trabalho, realizado pela Prefeitura de Praia Grande, integra o programa Movimento Paulista.

“O intuito desta ação é diagnosticar as causas dos acidentes a partir do perfil dos motociclistas para que possamos intervir de forma mais efetiva na causa. Nosso principal objetivo é conscientizar os usuários dos diversos modais sobre a adoção de condutas que possibilitem o convívio pacífico e respeitoso no trânsito, condição essencial para a redução dos acidentes”, destaca o secretário de Trânsito, Marcelo Prado.

Ações - O projeto possui três etapas. A primeira envolve blitze educativas, com abordagens em semáforos e pontos de grande circulação nas cidades. As equipes do Movimento Paulista e prefeituras farão uma abordagem direta aos motociclistas e distribuirão cartilhas com instruções de segurança.

A segunda etapa, que acontecerá ainda no mês de setembro, terá como foco as condições mecânicas das motos, onde serão promovidos check-ups dos sistemas de segurança. E na terceira etapa, em outubro, ações especiais de fiscalização serão reforçadas nas cidades com o objetivo de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito.
Atualmente, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mantém parceria com 67 municípios que, juntos, abrigam 71% da população do Estado.