Programa Conviver celebra o Dia da Independência do Brasil

Unidades realizaram programação especial nesta semana

6/9/2017

Para festejar a Independência do Brasil (7 de setembro) as unidades do Programa Conviver realizaram comemorações na quarta-feira (6). Os convidados foram os frequentadores das unidades e autoridades. As comemorações contaram com apresentações diversas de alunos das unidades e muitas homenagens à data festiva.

Os frequentadores do Conviver e da Creche do Idoso do Bairro Guilhermina realizaram um momento cívico que contou com a participação do comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel, Maurício Vieira Izumi, e também com a presença da secretária de Promoção Social, Gisele Domingues.

As bandeiras do Brasil, de São Paulo e da Praia Grande foram apresentadas aos participantes e os hinos da Independência e Nacional foram entoados. “Patriotismo é muito mais que torcer pela Seleção Brasileira de futebol e se emocionar quando toca o hino. É amar, defender a Pátria. No Brasil, quase não vemos o patriotismo no dia a dia, nas escolas, nas ruas e no comportamento das pessoas”, comentou o comandante.
Conviver Caiçara fez uma singela homenagem antes de dar início às atividades do dia. Cerca de 100 frequentadores participaram da entoação dos hinos Nacional Brasileiro e da Independência.

A unidade Tupi marcou a data reunindo os frequentadores do Conviver, da Creche do Idoso e as crianças do SuperEscola no emissário submarino do Bairro. No total, cerca de 50 pessoas cantaram os hinos da Independência e Nacional.

No Conviver do Bairro Samambaia os frequentadores também participaram da entoação do Hino Nacional. Só que lá, foi o coral da unidade quem cantou o hino.

O Conviver do Bairro Boqueirão reuniu os frequentadores e homenageou os que participaram do Jori. Todos cantaram o Hino Nacional e da Independência e logo depois desfilaram por algumas ruas do Bairro. A comemoração foi finalizada com um café da manhã para os convidados.

A comemoração na unidade São Jorge teve hino e até jogo de vôlei. Cerca de 50 pessoas participaram do momento.

No Conviver do Bairro Ocian, antes de começar as atividades, os alunos participaram do momento cívico com hinos e observações sobre a importância da data.
Para marcar o 7 de setembro, o Conviver do Bairro Solemar reuniu os frequentadores da unidade para cantar o Hino Nacional na unidade. O momento ocorreu pouco antes do início das atividades do local.

Na unidade do Bairro Sítio do Campo as turmas tiveram acesso a informações sobre patriotismo e a importância da data para o nosso País.

Para a secretária de Promoção Social estes momentos reforçam o significado das datas comemorativas e são muito importantes para os envolvidos. “É uma integração positiva, do passado com o presente. Vivemos em um momento que não há muita valorização do passado, mas é preciso parar e fazer uma avaliação dos nossos valores”.

Serviço - O Programa Conviver é destinado a pessoas maiores de 50 anos, o projeto é resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social (Sepros). O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Atualmente são nove unidades. Mais informações pelo telefone 3496-5015.