Campanha oferece revisão e troca de óleo gratuitas para motociclistas em PG

Atividades fazem parte das ações da Semana Nacional de Trânsito

Por Jaqueline de Marco | 12/9/2017

Muitos acidentes de trânsito estão diretamente relacionados à falta de manutenções nos veículos. Por isso, a Prefeitura de Praia Grande, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado, oferecerá sessões gratuitas junto a motociclistas de revisão de itens de segurança, exibições de vídeos educativos, além de troca de óleo gratuita, na quarta (21) e quinta-feira (22), das 9 às 16 horas.

As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente de 18 a 25 de setembro, que este ano além das manutenções gratuitas contarão ainda com ações de conscientização em vias públicas, distribuição de cartilhas informativas, incentivo à carona solidária no Dia Mundial sem Carro e concurso cultural junto a estudantes municipais do ensino fundamental.

As manutenções de motociclistas gratuitas serão oferecidas pelas concessionárias Honda (Avenida Presidente Costa e Silva, 1003, Bairro Boqueirão) e Yamara (Avenida São Paulo, 1068, Bairro Boqueirão). Durante os trabalhos, agentes de trânsito realizarão blitze educativas em frente a estes locais e convidarão os motociclistas a participar das manutenções.

Serão realizadas demonstrações do uso adequado dos freios, revisão completa dos itens de segurança essenciais para a pilotagem, palestras educativas e exibição de vídeos. Durante a ação, os participantes ganharão ainda um voucher para a troca de óleo gratuita, com validade para até 30 dias.

De acordo com o secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, entre as principais causas de acidentes viários no País está a falta de manutenção adequada dos veículos. “Estatisticamente, aproximadamente 75% das ocorrências são causadas por falha humana, 12% por problemas mecânicos nos veículos, 6% por deficiências das vias e 7% por causas diversas. Ou seja, podemos dizer que o homem, no mínimo, é responsável, direta ou indiretamente, pela grande maioria dos acidentes. E atividades simples, como se preocupar com as condições dos veículos, podem reduzir muito esses números”.

Concurso Cultural – Outra atividade que será realizada durante o período é a premiação dos estudantes participantes do Concurso Cultural Segurança a Caminho da Escola. Aos moldes da entrega do Oscar, os vídeos produzidos por eles para a seletiva serão anunciados e premiados durante evento que marcará a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito. Os trabalhos produzidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano deveriam retratar através de peças fictícias ou cenas reais o respeito às regras viárias, visando redução no número de acidentes e mortes no trânsito. O evento terá início às 14 horas no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Os cinco melhores vídeos receberão menções honrosas e destes os três melhores ganharão os prêmios principais. Além disso, todas as escolas receberão placas comemorativas pela participação. De acordo com o regulamento, somente um vídeo por unidade escolar de ensino fundamental poderia ter se inscrito e todas enviaram materiais para seleção.

Blitz educativa – Dentre as atividades previstas para o período estão ações de conscientização pelas vias da Cidade e entrega de cartilhas educativas a estudantes municipais. Além disso, desde o início do mês estão sendo realizadas ações voltadas a motociclistas com o intuito de reduzir as mortes destes condutores. A atividade tem três etapas e na primeira fase foram realizadas blitze educativas em diversos pontos onde estatisticamente ocorrem os maiores números de incidentes.

Durante a ação, os agentes de trânsito orientaram aproximadamente 2.000 motociclistas sobre a importância do respeito às normas viárias, realizaram uma pequena pesquisa (com informações como uso profissional do veículo, possíveis acidentes passados e alguns dados pessoais do condutor) e distribuíram cartilhas informativas e colantes refletivos para capacetes.

Além das abordagens educativas, e as revisões e trocas de óleo gratuitas, a próxima etapa contará com ações de fiscalização, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, em diversos pontos da Cidade, previstas para acontecer entre o final do mês e a primeira quinzena de outubro.

Dia sem Carro – No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro, ou Na Cidade Sem Meu Carro. Anualmente, nesta data Praia Grande desenvolve diversas ações educativas e orienta a população a optar pelo transporte público ou meios de transporte ecologicamente corretos como, por exemplo, a bicicleta.

Em 2017, os mais de nove mil servidores públicos municipais estão novamente sendo alvos da campanha. A meta da Prefeitura é que pelo menos 50% dos servidores municipais optem por deixar seus veículos em casa com o fechamento de parte dos estacionamentos voltados ao público.

A data foi criada na França, em 1997, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.