Baleia morta encalha em Praia Grande

Animal estava em avançado estado de decomposição

13/9/2017

Uma baleia morta foi encontrada encalhada na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande, na manhã desta quarta-feira (13). O animal foi avistado por um pescador na noite anterior boiando no mar. O Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal (GCM) foi avisado, monitorou a ocorrência e acompanhou os procedimentos realizados no local do encalhe.

Uma equipe do Projeto Biopesca foi ao local coletar amostras do animal para análise. Suspeita-se de que se trata de um exemplar jovem da espécie Franca, com aproximadamente 6 metros de comprimento. A causa da morte ainda não foi identificada e por causa do estado avançado de decomposição do animal, talvez não seja possível detectar.

Tartarugas - Na mesma data, seis tartarugas da espécie Verde foram encontradas mortas nas praias da Cidade. Ainda segundo os biólogos, algumas delas continham indícios de morte provocada por ingestão de lixo. Os animais foram encaminhados para a sede do Projeto Biopesca para serem analisados.

O inspetor do grupamento, Delfo Monsalvo, observou que é importante a população acionar a Guarda Costeira, através dos telefones 199 e 153, assim que encontrar algum animal encalhado na praia ou até mesmo já sem vida. “Mas é importante não manusear o animal. Se estiver vivo, ele pode ter alguma reação e machucar alguém ou a si mesmo. E se estiver morto, pode transmitir bactérias”.