Praia Grande segue aumentando estrutura para atendimento odontológico

Usafas e Multiclínicas contam com modernos equipamentos

13/9/2017

Todas as unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas de Praia Grande contam com modernas cadeiras odontológicas e equipamentos voltados aos atendimentos diários com consultas e tratamentos de casos leves. Nos últimos anos, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade tem trabalhado de forma intensa para aumentar a estrutura do setor e, desta forma, melhorar a qualidade dos serviços prestados para os munícipes. Em breve, o Município contará com uma unidade Especializada em Odontologia. As obras do novo equipamento, localizado no Bairro Mirim, seguem em ritmo acelerado.

Além dos procedimentos nas unidades básicas, a Cidade também efetua serviços emergenciais. De acordo com o fluxo de atendimento definido pela Sesap, os casos emergências e de maior gravidade são encaminhados ao Hospital Municipal Irmã Dulce.
Outro destaque fica por conta dos serviços do setor prestados em unidades de Especialidades Médicas. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites possuem consultório dentário.

Os dados comprovam o crescimento da oferta de serviços odontológicos em Praia Grande. Somente nos quatro primeiros meses de 2017, foram efetuados cerca de 10 mil atendimentos nas 27 Usafas e Multiclínicas. Essas unidades fazem parte da rede do setor de Atenção Básica praia-grandense.

O diretor da Divisão de Saúde Bucal da Sesap, Paulo Eduardo Alves Quaranta, explicou que a evolução do setor no Município vem ocorrendo de forma gradual. “Praia Grande tem buscado a contratação de novos profissionais através de concursos públicos. Existe uma preocupação grande da Administração Municipal de melhorar o serviço, não só na quantidade, mas na qualidade também”.

Quaranta destacou também que a evolução deve ser ainda maior nos próximos anos, isso porque a Cidade faz parte do Programa de Residência Multirporfissional. A iniciativa do Governo Federal propicia a chegada de médicos residentes nos municípios. “Praia Grande já conta com residentes na área de odonto. A estrutura do Município foi fundamental para abrigar o programa e atrair os profissionais. A tendência é de aumentar esse número. O interessante dos residentes é a troca de conhecimentos. Isso faz com que toda equipe se motive, com esse contato da experiência com o conhecimento”.

A Divisão de Saúde Bucal da Sesap ainda é responsável pela realização de ações de orientação, conscientização e educação sobre como cuidar dos dentes e ter uma boca saudável. Palestras em equipamentos públicos, entrega de material informativo e divulgação de técnicas de escovação fazem parte dos trabalhos. Com foco maior para as crianças, também são disponibilizadas gratuitamente escovas em visitas dos profissionais as escolas municipais.