Time do Emprego PG leva esperança aos jovens praia-grandenses

Certificados de conclusão do curso foram entregues na quarta-feira (13)

14/9/2017

A emoção tomou conta de todos na tarde de quarta-feira (13) durante a entrega dos 50 certificados de conclusão de curso do programa Time do Emprego aos jovens do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (CAMP-PG), localizado no Bairro Sítio do Campo. A solenidade contou com a presença dos menores aprendizes da unidade, pais e responsáveis e autoridades.

O Time do Emprego é uma parceira com o Governo do Estado e a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (SubJuve) e oferece orientação profissional e de carreira gratuitamente, ajudando os participantes na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos para troca de experiências, criando um ambiente solidário e de apoio mútuo. Os participantes se reúnem uma ou duas vezes na semana, durante três horas.

O presidente do CAMP-PG, Carlos Favoretto, explicou que o momento era de muito orgulho e satisfação, pois com o curso a entidade entrou em uma nova fase e os menores aprendizes agora têm um diferencial em seu currículo. “Integrar os jovens no mercado de trabalho é uma missão que não nos foi imposta e que abraçamos como se fosse nossa, como muita alegria”, salientou.

Contente, a técnica de treinamento do Time do Emprego, Layla Lopes, conversou com os adolescentes e ressaltou a importância do programa na vida das pessoas, principalmente da juventude que está na busca do primeiro emprego. “Eu fiquei muito feliz e alegre ao ver tantos jovens se qualificando para entrar no mercado de trabalho. O Time do Emprego ajuda as pessoas a melhorarem a expressão e a comunicação, desenvolverem novas habilidades e também a despertarem o lado empreendedor”.

Emocionado, o titular da pasta, Augusto Schell, salientou a importância das políticas públicas aplicadas à juventude. Para Schell, esse momento é um marco na história da juventude praia-grandense. “É muito importante saber o quanto os jovens estão fazendo a diferença, buscando uma qualificação. Eles merecem uma oportunidade no mercado de trabalho”.

Enquanto a cerimônia acontecia, a dona de casa Diva Soares estava maravilhada porque seu neto, Guilherme Soares Lourenço dos Santos, de 16 anos, foi um dos 50 alunos que recebeu o certificado de conclusão de curso. Ela disse que o curso já trouxe alguns benefícios ao adolescente. “Ele sempre foi um menino responsável, mas agora está mais organizado e dedicado. Não preciso acordá-lo mais de manhã, ele mesmo coloca o relógio para despertar, faz o seu café da manhã e vai até o CAMP-PG em busca de um emprego. Em casa, faz revisão do que aprendeu no Time do Emprego. Nossa família está muito orgulhosa e esperamos que em breve ele realize um dos seus sonhos que é entrar no mercado de trabalho”.

Guilherme está ansioso para começar a trabalhar e conta que o Time do Emprego ampliou sua visão sobre o mundo corporativo. “No Time aprendemos como se comportar numa entrevista de emprego e a facilitadora Renata Oller, fez até simulações. Isso foi muito bom para todo mundo. Eu até gostaria que o curso fosse um pouco mais longo porque aprendemos muitas coisas nele. Se tivéssemos mais tempo, poderíamos revisar o conteúdo, que é o que faço em casa, pois é sempre bom apreender”.


A Subjuve realiza diversos programas com o objetivo de integrar a comunidade praia-grandense e está localizada na Rua Xavantes, 51, dentro do Vivência Tupi, no Bairro Tupi. Outras informações sobre os cursos e programas realizados podem ser obtidas pelo telefone 3496-5684.