Seduc de PG recebe reunião da Câmara Temática de Educação da Agem

Encontro, realizado mensalmente, ocorreu nesta terça-feira (19)

20/9/2017

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Educação (Seduc) sediou a reunião itinerante da Câmara Temática de Educação da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). Realizado na Sala de Capacitação do prédio administrativo da Seduc, o encontro contou com a presença de representantes e secretários das nove cidades que compõem a Região Metropolitana. A passagem do grupo por Praia Grande terminou com a visita à Escola Municipal Fued Temer (Bairro Guilhermina).

Dois temas pautaram o encontro da câmara temática nesta terça-feira, um deles foi a apresentação da plataforma educacional Dragon Learn. Trata-se de um site desenvolvido por um grupo russo, com o objetivo de reforçar o aprendizado referente à disciplina de matemática junto com alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A nova ferramenta já começou a ser utilizada em 23 escolas estaduais pertencentes à Diretoria de Ensino de Santos.

De acordo com o coordenador da câmara temática de Educação da Agem, João Bosco, também dirigente da Diretoria de Ensino de Santos, a Dragon Learn foi implantada nas unidades há quase dois meses. Segundo ele, apesar do curto tempo, a plataforma alcança resultados positivos. “Nós já sentimos um avanço de 30 a 40% dos nossos alunos em relação ao conhecimento de matemática e seus conceitos”.

E a plataforma tem justamente esse objetivo de melhorar a qualidade de ensino. Apresentado pela representante do grupo russo Ekaterina Khubyakova, o site permite que alunos das séries iniciais respondam a exercícios matemáticos de forma interativa. Caso o estudante solucione erradamente a questão, em seguida, ele já recebe uma orientação de como resolver a atividade proposta. Bem didática, essa explicação funciona como uma explicação feita pelo professor em sala de aula.

Os docentes também são beneficiados com a plataforma uma vez que ela permite acompanharem o desempenho dos alunos. Ao acessar o site, o professor obtém um relatório do desenvolvimento de sua turma durante a solução dos problemas. O educador ainda recebe estatísticas e resultados de cada estudante, sabendo, inclusive, quanto tempo a criança gastou para responder uma pergunta e em quais enfrentou mais dificuldades de solução.

Satisfeita com a proposta apresentada, a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, apontou que Praia Grande deve aderir ao novo sistema. “Trata-se de mais uma ferramenta que pode somar e elevar a qualidade de ensino para os nossos alunos. Levando em consideração ainda o fato de a plataforma ser gratuita e não ter custo algum ao nosso Município”.

Referência – Na outra pauta da reunião da câmara temática desta terça-feira, os representantes das nove cidades da Região Metropolitana debateram sobre a padronização das políticas públicas referentes à educação inclusiva a serem adotadas pelos Municípios. A diretora da Divisão de Educação Especial da Seduc de Praia Grande, Márcia Duarte, apresentou de que forma o tema é trabalhado nas escolas da rede municipal de ensino.

Pioneira na implantação da Educação Inclusiva no País, existente desde 1996, Praia Grande conta atualmente com 1.014 alunos atendidos nas 73 unidades da rede municipal de ensino. Desde total, 591 estudantes recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas 23 salas multifuncionais no contraturno escolar. “Temos como política pública o direito do aluno de estar na escola”, afirmou Márcia Duarte.

Para cuidar e acompanhar o desenvolvimento de 443 alunos com deficiência, a Secretaria de Educação dispõe de 329 atendentes de educação que ficam responsáveis pela alimentação e higiene destes estudantes. O Município dispõe ainda de 5 professores auxiliares e 3 atendimentos home-care a meninos e meninas.

Em campo – Após a reunião, para conhecer de perto como funciona uma das salas multifuncionais, o grupo visitou a Escola Municipal Fued Temer (Bairro Guilhermina). Na unidade, a comitiva viu de perto todo o aparato fornecido pela Secretaria de Educação no atendimento aos alunos com deficiência no contraturno escolar.

A comitiva também percorreu as dependências da escola, conhecendo a biblioteca, salas de aulas e de informática e quadra poliesportiva. Na sala de informática, eles puderam ver de perto os investimentos da Seduc em novas ferramentas tecnológicas como os tablets e lousas digitais. Integrante do grupo russo, Ekaterina Khubyakova, ficou impressionada com a qualidade da unidade de ensino. “Foi uma das escolas mais bonitas que pude visitar nos últimos tempos”.