1º Encontro pela Valorização da Vida reúne 300 pessoas

Evento na Câmara dos Vereadores de Praia Grande

22/9/2017

O 1º Encontro pela Valorização da Vida reuniu cerca de 300 pessoas na noite de quarta-feira (20), na Câmara dos Vereadores de Praia Grande. O evento contou com uma série de palestras que abordou temas ligados a campanha Setembro Amarelo, voltada a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

Participaram desta primeira edição do evento profissionais da área da Saúde e também alunos de cursos do setor. O encontro contou com organização do Diretório Acadêmico de Saúde da Faculdade do Litoral Sul Paulista (Fals), além de apoio da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

O secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira, destacou a importância do Encontro. O dirigente participou do evento ao lado de outros profissionais da Sesap. “A discussão desse tema não deve ficar restrito apenas a um mês. As formas de prevenção ao suicídio devem ser debatidas durante todo ano. Diariamente devemos pensar nos problemas que acarretam a essa prática”.

Praia Grande conta com unidades especializadas dentro de sua estrutura que prestam serviços e acompanhamento médico através de consultas visando a socialização do indivíduo e também de seus familiares. “Os Caps, Centros de Atenção Psicossocial, desenvolvem este tipo de serviço. Recentemente, a Cidade reforçou a estrutura do setor com a inauguração de novas unidades”, disse Suckow.

A diretora do Caps II, do Bairro Boqueirão, Hilda Maria Ferreira, foi umas das palestrantes do Encontro. Com o tema ‘Qual é a sua cor?’, a profissional da Sesap comentou sobre as experiências que acumulou ao longo dos anos no atendimento a pacientes com transtornos. “Para este tipo de caso é preciso comemorar os avanços que ocorrem diariamente. Estabelecer um vínculo com a pessoa é fundamental. Ouvir, acolher, dar importância e não censurar são atitudes que aproximam você do paciente”.

O público elogiou a realização do evento. A estudante de fisioterapia Mayumi Yonamine, que está no segundo semestre do curso, vivenciou de perto um caso de suicídio. “Quando era criança, meu professor de música se suicidou. Aquilo me marcou bastante. É muito importante buscar a informação sobre isso e conversar com familiares e amigos”.

A também estudante de fisioterapia, Larissa Costa Barbosa, afirmou que o conhecimento adquirido durante o 1º Encontro de Valorização da Vida terá impacto positivo em sua formação profissional. “Nós vamos lidar diretamente com pacientes e temos que ter informações sobre todas essas situações. Saio daqui melhor preparada e com outra visão desse tema”.