Campeonato solidário de xadrez reúne crianças de escola e unidades sociais

Mais de 50 alunos participaram do encontro realizado no Bairro Quietude

28/9/2017

Alunos da Escola Municipal Ary Cabral e de cinco unidades sociais do Município participaram, na quinta-feira (28), da primeira edição do Campeonato Solidário de Xadrez, realizado no PIC Quietude. O torneio teve como objetivo incentivar a prática da atividade, despertar a solidariedade nos pequenos e ainda integrar as crianças. No total, mais de 50 crianças passaram pelo evento.

Uma das crianças que participaram do campeonato foi a estudante Laysla Gabrielly Malta da Silva, de 10 anos. Há apenas dois meses conheceu o xadrez durante as aulas de educação física e gostou muito do esporte. No começo achou difícil, mas aos poucos foi se adaptando. “Acho muito legal jogar, apesar de nem sempre eu vencer. Jogar xadrez é muito divertido”.

Já o pequeno Anderson Gabriel Lima Fernandes, de 11 anos, conheceu o xadrez há um ano e frequenta aulas da modalidade no PIC do Bairro Melvi. “Resolvi começar a jogar para treinar meu raciocínio, treinar a mente. Percebi que é mais fácil aprender, principalmente nas aulas de matemática”.

De acordo com o professor de Educação Física, Helenílson Silva, idealizador do campeonato, a recepção dos alunos ao xadrez ocorreu de maneira muito positiva. “Já fui professor de xadrez e resolvi trazer o esporte como alternativa durante as aulas. As crianças gostaram muito e foi muito bem aceito pelos alunos. Hoje já são cerca de 150 alunos”.

Para a diretora da EM Ary Cabral, Ana Paula Garcia, a prática do xadrez entre os alunos rendeu bons resultados em toda a rotina dos estudantes. “Notamos melhora no aprendizado de algumas disciplinas, especialmente a matemática, onde a criança desenvolve mais rapidez no raciocínio. A procura começou de forma tímida, no entanto cada vez mais alunos aderiram ao projeto”.

A diretora do PIC Quietude, Suely Dantas, abriu as portas da unidade para abrigar o evento que integra os pequenos das unidades sociais com as crianças do Bairro Quietude. “Fico muito orgulhosa de colaborar com uma ação tão bonita e enriquecedora. Apesar de não termos aulas de xadrez neste PIC, os alunos da escola municipal também são nossos alunos, em outras modalidades. Estão todos em casa”.

Alunos dos cursos de xadrez de cinco unidades sociais foram convidadas para participar do evento. São elas, PIC Real, PIC Melvi, PIC Vila Alice, PIC Vila Sônia e Cafe Vila Sônia. O coordenador do grupo foi o professor Claudio Yamaia. Os interessados em participar das aulas de xadrez nas unidades sociais devem se inscrever pessoalmente. Mais informações pelo telefone 3406-5039.

Solidariedade – Os alunos que participam da competição foram incentivados a doarem itens de higiene pessoal. Três caixas grandes foram preenchidas com sabonetes, pasta de dente e papel higiênico. Os produtos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade.