Academia de Saúde e Conviver Ocian realizam aulão em homenagem aos idosos

Cerca de 200 pessoas participaram das atividades

29/9/2017

A orla da praia do Bairro Ocian ficou mais feliz e animada na manhã dessa sexta-feira (29). Os alunos da Academia de Saúde e Conviver do Bairro esbanjaram sorrisos, alegria e muita disposição no Aulão de Ginástica e aula inaugural de capoeira. As atividades foram realizadas em homenagem à terceira idade, cujo dia internacional é comemorado no domingo (1º).

“Eu fico muito feliz de ver o quanto sou valorizada nessa Cidade, tem muita coisa voltada para terceira idade, quando eu comecei na Academia de Saúde, tinha depressão, insônia, diabetes e hoje não tenho mais nada disso”, comemora aposentada Maria Aparecida Antonio, de 70 anos.

Já Edvaldo Faccin, de 65 anos, também aposentado comenta sobre sua evolução ao participar das atividades voltadas aos idosos do município. “Tanto o Conviver quanto a Academia de Saúde são fundamentais para o idoso, eu mesmo evolui muito, eu vim pra Praia Grande e não conhecia ninguém, tive depressão e também problema no nervo ciático. Me curei completamente do problema do nervo e depressão raramente eu tenho algum sintoma. Além disso, o fato da Academia estar anexa ao posto de saúde dá segurança e comodidade para nós. Eu recomendo a todos”.

O professor Victor Hugo Luz, professor de Educação Física da Academia de Saúde Ocian, explica o porquê desse sucesso. “Eles chegam lá desanimados, com o corpo travado e aos poucos vão se soltando através dos exercícios e cada dia temos uma evolução, seja amarrar um tênis que antes não conseguiam, seja sentar numa máquina de costura. E o psicológico então, nem se fala, eles começam a fazer amizades, ter mais vida social e isso traz muita qualidade de vida”, comentou.

Para quem ainda não participa das atividades, a diretora da Promoção à Saúde da Sesap (Secretaria de Saúde Pública) Maria Cristina de Freitas Souza dá a dica. “A academia de Saúde está aberta a todos, apesar da maioria dos nossos alunos serem idosos, qualquer um pode participar das aulas, inclusive as crianças. Basta realizar um cadastro na própria unidade, de segunda a quinta-feira de manhã”, disse. Os documentos necessários são: cópia do RG, comprovante de residência, cartão da Usafa e atestado médico.

Já para participar do Conviver, é necessário ter mais de 50 anos e comparecer no local portando RG e Comprovante de Residência. “Temos um espaço maravilhoso, tanto dentro da unidade, quanto fora dela, como o calçadão e a praia. É muito bom realizar atividades ao livre, é bom ver as pessoas utilizando os espaços públicos”, disse a diretora da unidade Ocian, Tereza Murata.