Curso capacita gestores escolares municipais

Com duração de 18 meses, formação abrange diretores, assistentes e ATPs

3/10/2017

Cerca de 200 gestores escolares municipais, dentre diretores, assistentes de direção e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), participam do curso “Gestão de Qualidade para o Ensino-aprendizagem”, iniciado na última semana no auditório Roberto Marinho. A capacitação, que terá duração de um ano e meio, foi inspirada no curso Gestão para Aprendizagem, da Fundação Lemann e Elos Educacional. O objetivo é despertar os gestores a avaliarem seus papéis com objetivo de redefinirem e aperfeiçoarem suas ações, com foco na melhora da aprendizagem dos alunos.

O curso é ministrado pela formadora da Plataforma do Educador, Maria Aparecida Cubília, educadora com 38 anos de carreira - sendo 20 anos atuando em gestão escolar - e que também atuou como subsecretária de gestão pedagógica na Secretaria de Educação de Praia Grande. Cida Cubília, como é chamada, realizou o curso de gestão da Fundação Lemann e adaptou a proposta para a realidade de Praia Grande. “Esse curso estimula o gestor a estudar e avaliar sua escola, sua equipe, sua função, levando-o a entender qual deve ser o papel de um gestor do século XXI. Não se pode ter uma visão arcaica, nem centralizadora. É preciso saber delegar, trabalhar em equipe, ter parceria com as famílias, com a comunidade e com os funcionários. Mas, acima de tudo, os gestores devem entender que todas as ações, todas as estratégias devem ter um foco, um objetivo final que é melhorar a aprendizagem dos alunos. Tudo deve ser por eles e para eles”, explicou Cida.

O curso terá cinco grandes encontros presenciais no período de 18 meses, intercalados com vários tipos de ações a serem cumpridas nas escolas, além de tarefas online, baseada em materiais disponíveis na plataforma de cursos online da Secretaria de Educação. “Além disso, estarei visitando as escolas para acompanhar e dar um suporte aos gestores, em relação às novas estratégias implementadas por conta do curso”, afirmou Cida.

Em cada encontro, os participantes apresentarão suas ações e estratégias e, ao final do curso, apresentarão os resultados práticos do seu Plano de Ação. “Acredito que esses encontros vão ser uma oportunidade para que os gestores aprendam com as experiências uns dos outros. Serão momentos ricos em trocas de ideias. Com certeza, esse curso trará mais consciência a toda equipe gestora quanto ao seu papel, melhorando a qualidade no gerenciamento da unidade e se refletindo na melhoria do ensino-aprendizagem do aluno”, ressaltou a diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Marilena Ferreira.

Plataforma do Educador – Localizado no Porto Aprendiz (Boqueirão), a Plataforma do Educador é gerida pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc com o objetivo de ser um espaço para realização de cursos, oficinas e aulas de capacitação para professores, gestores e educadores de apoio, atendendo a visão da rede municipal de ensino de promover ações de aperfeiçoamento profissional continuado.