Prefeitura realiza manutenções em canais de Praia Grande

Ações estão sendo efetuadas nos Bairros Sítio do Campo e Quietude

4/10/2017

Foto Indisponivel

Com o intuito de garantir a eficiência do escoamento de águas pluviais e melhorar o sistema de drenagem de Praia Grande, em especial no período de fortes chuvas, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), realiza constantes manutenções em canais e de todo sistema de drenagem da Cidade. Atualmente, os trabalhos estão concentrados nos Canais Praião, Bairro Sítio do Campo, e Canal dos Portugueses, Bairro Quietude.

Os locais estão recebendo a retirada de terra e detritos acumulados nas laterais e leito dos canais, além de corte de mato e recolha de itens inservíveis e lixos descartados no trecho irregularmente pela população. A próxima etapa deve incluir a limpeza sob as aduelas de alguns canais, com o auxílio de uma mini carregadeira (bob cat), que permite o trabalho dentro da tubulação, limpando todo o trecho e não somente a área ao ar livre.

A manutenção em cada local dura aproximadamente três semanas. A previsão é que até a próxima sexta-feira (6) os trabalhos no Bairro Quietude sejam finalizados e as equipes seguirão para o Canal Vila Sônia e DER, localizados na altura da Rua Arnaldo Augusto Baptista, no Bairro Vila Sônia. Na sequência, a ação deve ser realizada também no Canal Xixová, na Avenida Ecológica Yolanda da Trentine Giuffrida, Bairro Canto do Forte.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, a manutenção é uma etapa muito importante para o sistema de drenagem da Cidade. “Isso, associado ao desassoreamento da areia no fundo e entorno, minimiza a possibilidade de pontos de alagamentos no bairro uma vez que o escoamento de água pode acontecer normalmente”.

A chefe da Divisão de Manutenção de Vias, Francisca Iraci do Nascimento, destacou a colaboração da população para a conservação da limpeza nestes locais. Para se ter uma ideia, dentre os itens encontrados nos canais estão sacos plásticos, garrafas pet, pneus, latas de refrigerante e entulho. “Ao não jogar detritos nas ruas a população está impedindo que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bocas-de-lobo e obstruindo canais, causando assim pontos de acúmulo de água e alagamentos”.

A manutenção de todos os equipamentos, apesar de intensificada, é realizada a cada três meses com limpeza das laterais e fundo, além de corte de mato do entorno.