Alunos da EM Anahy Navarro Trovão participam do Praia Acessível

Atividade faz parte das programações da Semana da Criança

11/10/2017

Desde segunda-feira (9), as 73 escolas municipais desenvolvem programação bem variada na Semana da Criança, em comemoração ao Dia da Criança, celebrado quinta-feira (12). A Escola Municipal Anahy Navarro Trovão (Bairro Boqueirão) também participa das ações e, entre as atividades, tem levado grupos de alunos para entrar no mar por meio do Programa Praia Acessível.

A iniciativa visa permitir que os alunos tenham um momento diferente de lazer, saindo da unidade escolar, ao mesmo tempo em que divulga o Praia Acessível. De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Aparecida Rodrigues Silverio dos Santos, os pais foram convidados para acompanhar o passeio e conhecer de perto as cadeiras anfíbias que permitem entrar no mar com segurança.

“Começamos na segunda-feira. Dividimos os alunos em turmas e fazemos o passeio em dois períodos (manhã e tarde)”, explicou Maria Aparecida. “Dessa forma conseguimos atender a um número maior de meninos e meninas. Aproveitamos para dar a oportunidade de usufruírem desse serviço que está disponível em nosso Município e de forma gratuita”.

A diretora da EM Anahy Trovão destacou ainda a alegria dos alunos em poder participar da atividade. “Percebemos que gostaram do passeio pelo brilho nos olhos e o sorriso estampado nos rostos. É a primeira vez que desenvolvemos uma ação dessa forma e pretendemos repetir em outras ocasiões a partir de agora”.

Para a diretora da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação (Seduc), Marcia Duarte, o programa Praia Acessível dá aos alunos o direito de ir e vir. “Sem esses equipamentos ficaria difícil para um caideirante frequentar a praia. Então o programa funciona como uma inclusão social aos nossos alunos e demais moradores que precisem desse mecanismo”.

Acessibilidade - O Programa Praia Acessível oferece as pessoas com deficiência equipamentos como cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas para auxiliá-las na praia e no banho de mar com segurança. As atividades ocorrem aos sábados, domingos e feriados, sempre das 9 às 17 horas, na Praia do Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898.

Coordenado em Praia Grande pela Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), o programa disponibiliza no local um professor de educação física e um estagiário administrativo que auxiliam os interessados. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis. Só este ano, mais de 120 atendimentos foram realizados. Em 2016, foram cerca de 250.