Sesap recebe conceito A em estudo do Tribunal de Contas do Estado

PG é a única da região com nota máxima em todas as edições da pesquisa

11/10/2017

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande recebeu, pela terceira vez consecutiva, conceito A –altamente efetivo, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A Cidade é a única da região que recebeu nota máxima nos três anos de existência do estudo.

“Este índice verifica as medidas adotadas em relação à Atenção Básica, equipes de Saúde da Família, Conselho Municipal de Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase e cobertura das campanhas de vacinação e de orientação à população”, disse o secretário de Saúde Cleber Suckow Nogueira.

Ele comenta ainda que a Saúde de Praia Grande se destaca também em outros quesitos. “Somos o único município da região com um Programa de Residência Médica em medicina de família e comunidade e um programa de residência multiprofissional. Temos ainda a maior cobertura populacional do programa Estratégia de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, em torno de 98%”, afirmou.

Reconhecimento – Na tarde de quarta-feira (11), o secretário reuniu médicos, diretores, subsecretários e representantes de todos os setores da Sesap, como, Atenção Básica, Especialidades, Urgência e Emergência, entre outros e agradeceu o apoio e empenho das equipes. “É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido. É claro que ainda temos muito a melhorar, mas esse conceito A é um indicativo de que estamos no caminho certo”, disse.

Durante a reunião, Suckow comentou sobre os planos de realizar capacitações e treinamentos para os funcionários. “Nosso objetivo é valorizar cada vez mais nossa equipe que já é muito boa e que tem toda minha confiança. Estamos trabalhando para realizar mais capacitações para que possamos crescer mais ainda”, finalizou.

IEGM – O estudo tem como meta principal avaliar o sucesso das políticas e atividades públicas dos gestores das prefeituras paulistas. Apesar de ser divulgado neste ano, o TCE avaliou as ações desenvolvidas durante todo o ano de 2016.

Para o levantamento, o IEGM busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadãos e governança de tecnologia da informação.