Programa Conviver promove interação de crianças com idosos

O encontro ocorreu no Centro de Convivência do Bairro Boqueirão

18/10/2017

A unidade Boqueirão do Programa Conviver recebeu na terça-feira (17), crianças de um abrigo municipal para realizar o Projeto de Fortalecimento de Vínculos. A iniciativa tem como objetivo ampliar a troca de afeto e vivências entre as partes envolvidas. Com muita animação e carinho, esse dia foi celebrado com várias brincadeiras, muita música, comidas e bebidas.

No encontro, as idosas do Conviver levaram doces e salgados caseiros para as crianças. Entre jogos de vôlei, pula-pula, cama elástica e outros brinquedos, os moradores do abrigo, com idades entre 6 e 7 anos, se divertiram com os idosos. No abrigo as crianças têm contato apenas com os funcionários. A interação com os ‘vovôs’ e ‘vovós’ ofereceu uma oportunidade diferente aos pequenos.

A diretora da unidade, Solange Donizetti de Carvalho, explicou que, para os idosos, essa proximidade faz com que eles se sintam úteis, uma forma de resgatar a autoestima. “O pessoal do Conviver esta tendo a oportunidade de poder se doar. Uma pessoa ajuda preparando a comida, outras enfeitando o salão, brincando com os pequenos. Por estar no abrigo, muitas dessas crianças não tem referência de pessoas mais velhas da família, o vovô e a vovó. É uma chance de trabalhar com o que é diferente”.

Uma das frequentadoras do Conviver, Nilde Matheus, explica que pra ela essa ação ajuda a criar uma amizade dos mais velhos com as crianças. Que os membros se organizam em oferecer o melhor para essas crianças nesse dia. “É uma alegria tê-los aqui, poder dar atenção, carinho e perceber que eles gostam disso”.

O Programa Conviver é voltado aos maiores de 50 anos do Município e oferece atividades físicas, culturais e de lazer. O Programa conta com nove unidades instaladas nos bairros Boqueirão, Sítio do Campo, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Participar é fácil. Basta procurar a unidade mais perto de casa e se inscrever nas atividades disponíveis. Informações pelo telefone: para 3496-5015.