Outubro Rosa colore Praia Grande

Ação estimula prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

20/10/2017

Foto
Quem anda pelas ruas de Praia Grande tem notado algo diferente. A Campanha Outubro Rosa está colorindo alguns dos principais pontos da Cidade. A fachada do Palácio das Artes (PDA), por exemplo, está iluminada na cor característica da ação. A iniciativa se estenderá por todo o mês e tem como meta alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além do PDA, também receberam a iluminação especial alusiva à campanha a Praça dos Maçons, o viaduto Joaquim Mourão, rotatória Parceria e o Paço Municipal. A novidade tem chamado a atenção de todos que passam por esses locais.

As unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas de Praia Grande estão realizando uma série de atividades do Outubro Rosa. Cada equipamento é responsável pela sua programação de eventos, que inclui palestras, trabalhos em grupo, atividades físicas, como caminhas e também culturais.

Boa notícia - A carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, chega a Praia Grande no dia 6 de novembro. O equipamento ficará alojado, de 6 a 25 de novembro, no Espaço Piaçabuçu, estacionamento anexo à Prefeitura, Rua José Borges Neto, no Bairro Mirim.

Mulheres acima de 50 anos poderão realizar o exame de mamografia sem qualquer agendamento prévio: basta chegar ao local, portando documento de identidade e, caso tenha, o cartão do SUS e retirar uma das 50 senhas diárias que serão distribuídas a partir das 9 horas, de segunda a sexta-feira.

Autoexame — O procedimento simples de apalpar as mamas deve ser feito por toda mulher com mais de 15 anos de idade. No chuveiro, com um braço na nuca e a outra mão na mama, a mulher deve dedilhá-la de fora para dentro, como se estivesse tocando um piano, da axila até a auréola.

Depois, deve fazer o mesmo do lado oposto e repetir o processo deitada. Se tiver dúvidas ou encontrar algum caroço, mesmo que minúsculo, é preciso procurar a unidade de atenção básica e agendar consulta com um médico.