PG recebe visita do MEC e do Instituto Brasileiro de Letramento Científico

Representantes dos órgãos visitaram unidades de ensino e elogiaram estrutura

30/10/2017

A diretora de formação e desenvolvimento dos profissionais de educação básica do MEC, Silvia Donnini, e o gerente jurídico do Instituto Brasileiro de Letramento Científico (IBLC), Celso Ricardo Silva, estiveram nesta sexta-feira (27) em Praia Grande. Eles visitaram o Departamento de Educação Ambiental (DEA), no Portinho, e a EM Fued Temer. Na ocasião, o IBLC fez a doação de 80 livros à Secretaria de Educação (Seduc), para serem presenteados aos alunos vencedores do Concurso Literário de Praia Grande.

Pela manhã, eles conhecerem e acompanharam atividades do DEA, como o projeto Cidadão Legal, que é uma ação de conscientização ambiental realizada semanalmente com estudantes e que estava ocorrendo com um grupo de crianças da rede municipal. “Praia Grande se diferencia na Educação Ambiental, com um núcleo próprio para essa área, profissionais engajados, um trabalho comprometido e articulado, que também se destaca pelo envolvimento com as questões locais e os desafios da cidade”, afirmou Silvia.

No período da tarde, Silvia e Celso visitaram a EM Fued Temer, onde conheceram salas de aula, o laboratório de informática, a biblioteca escolar, entre outros espaços. “Já estive outras vezes em Praia Grande e sei da atenção que é dada à Educação. É notório o esforço do Poder Público de Praia Grande para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades. Quando se visita as escolas, percebe-se que todas oferecem a mesma estrutura, atendimento, segurança e, ao mesmo tempo, os gestores tratam as crianças em suas individualidades. É uma cidade preocupada em organizar sua oferta no princípio da equidade, para que seja garantido um atendimento de qualidade aos alunos”, ressaltou Silvia.

Durante a visita, a diretora de formação do MEC também explicou à direção da escola e aos representantes da Seduc alguns detalhes da Política Nacional de Alfabetização, anunciada pelo governo na última quarta-feira. O projeto se baseia em medidas integradas que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a nova política de formação de professores e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Em conjunto, será criado o Programa Mais Alfabetização, com início previsto para 2018. O objetivo do novo programa é reverter os índices de aprendizagem no país, que se mostraram estagnados na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). “Uma das medidas será a inclusão de assistentes de alfabetização nas salas de aula do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, que dedicarão 5 horas semanais para cada classe. As escolas consideradas vulneráveis, com níveis insatisfatórios, poderão ter assistentes por 10 horas semanais”, explicou.

Doação de livros – Os 80 livros doados pelo IBLC ao município serão distribuídos juntamente com outros títulos aos alunos vencedores do Concurso Literário de Praia Grande, cuja premiação ocorrerá na noite desta terça-feira (31). Os exemplares abordam questões relacionadas ao Letramento Científico e sua importância. “Letramento científico visa ao entendimento da ciência e sua utilização pela sociedade em tarefas cotidianas como, por exemplo, a leitura dos dados em uma conta de luz ou a compreensão de uma bula de medicamentos. Pesquisas mostram que a grande maioria da população brasileira tem letramento científico insuficiente e rudimentar. No entanto, o futuro de nossa juventude depende de sua fluência em assuntos como saúde, meio ambiente, alimentação, recursos energéticos, mudanças climáticas.”, explanou Sílvia, que já atuou na direção do IBLC antes de assumir recentemente o cargo no MEC. “Além de disseminar este assunto tão importante, o Instituto também quer colaborar com o crescimento das crianças e foi baseado nisso que decidiu contribuir para o concurso”, afirmou o gerente jurídico do IBLC, Celso Ricardo.

Para a subsecretária de Gestão Administrativa da Seduc, Vanessa Rovena, que na ocasião da visita estava responsável interinamente pela Secretaria de Educação, foi uma honra para a rede municipal de ensino receber representantes do MEC e do IBLC. “É uma grande oportunidade de estreitar relações com esses dois importantes órgãos e de aprender com eles, além de ser uma chance também de mostrar um pouco do trabalho que fazemos e da estrutura que temos na Educação Municipal”.