Programa Saúde na Escola atende 500 crianças dos ensinos infantil e fundamental

Evento é parceria entre a Residência Médica Multiprofissional da Sesap e a Seduc

17/11/2017

As Escolas Municipais Ophélia Caccetari dos Reis e Pablo Trevisan Perutich receberam, nesta quinta-feira (16), uma equipe do Programa de Residência Médica Multiprofissional da Sesap (Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande), do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde e da Seduc (Secretaria de Educação).

Somando as duas unidades, foram atendidas 500 crianças, dos ensinos infantil e fundamental, com o serviço de antropometria, onde a equipe mede altura e peso das crianças para que seja feito o acompanhamento de seu desenvolvimento.

De acordo com a médica reguladora da Sesap e representante do Programa Saúde na Escola em Praia Grande, Maíra Seidl, o programa faz parte do Departamento de Atenção Básica e tem como objetivo a prevenção de doenças nas crianças. “Através dos dados que colhemos, temos como acompanhar o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Além disso, também são realizadas palestras com temas como Parasitoses Infantis, Importância da Prática de Atividade Física e muito mais. Também fazemos teste de acuidade visual nas crianças. Nossa principal meta é a prevenção e promoção à saúde”, disse.

Para Tulla César de Souza, que é diretora da escola Ophélia Caccetari dos Reis, as atividades aproximam as áreas de saúde e educação, além de também chamar a atenção dos pais. “Os pais ficaram muito felizes com a parceria. Muitos obtiveram informações importantes sobre a saúde no Município”, comentou.

As próximas escolas a receber a equipe são: E.M Idalina Conceição Pereira (23/11) e a E.M Paulo de Souza Sandoval (24/11). Para que a criança seja avaliada é necessário que os pais entreguem na secretaria da escola o cartão do SUS da criança. Quem não tem o cartão, pode retirar na Usafa (Unidade de Saúde da Família) mais próxima da residência.

Para 2018, além de ser inserido oficialmente no calendário escolar do município, o Programa Saúde na Escola deve implementar outras atividades, como vacinação na escola e novas palestras para os pais.