Programação especial marca o Dia da Consciência Negra

Essa data é comemorada todo dia 20 de novembro

17/11/2017

Foto Indisponivel

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado 20 de novembro em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, a Federação Nacional da Religião Orixá (Fenorixá), em parceria com demais associações e com o apoio da Prefeitura de Praia Grande, realizará neste domingo (19) o Movimento Cultural Liberdade Zumbi, no Bairro Ocian. A data relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade.

De acordo com o Presidente da Fenorixá, Gladston Bispo, o objetivo desse movimento é colocar em evidência as questões relacionadas principalmente ao combate ao racismo e ao preconceito racial. “Essa ainda é uma das maiores feridas do Brasil”.

A apresentação acontecerá em frente à Estátua do Netuno, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no Bairro Ocian, a partir das 15 horas. Confira a programação:

15h - Abertura do Evento com autoridades civis, militares e religiosas;
16h - Apresentação Cultural do Afoxé Laroye Brasil;
16h30 - Apresentação de Dança Cigana com a cigana Márcia Brandão;
17h - Apresentação do Grupo de Capoeira Filhos da Ginga;
18h - Sìré Òrìsà: A grande roda da União do nosso Povo do Santo;
19h - Encerramento e entrega dos Diplomas Liberdade Zumbi.

Consciência Negra - O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil todo dia 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011).