Reta final da Votação para Top Destinos Turísticos

População pode votar até dia 30 e ajudar Praia Grande a conquistar a premiação

21/11/2017

Foto Indisponivel

A votação para o prêmio Top Destinos Turísticos segue até o dia 30 de novembro. A população pode votar em Praia Grande como destino turístico favorito e ajudar a Cidade a obter a premiação, ratificando a condição de referência no turismo e desenvolvendo assim diversos setores como o comércio do Município, além de hotéis, bares e restaurantes.

O prêmio é uma iniciativa da ADBV (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do Skal Internacional de São Paulo (associação voltada aos profissionais do turismo), apoiada pela Aprecesp (Associação das Prefeituras das Estâncias do Estado de São Paulo).

A votação deve ser feita através do site www.topdestinosturisticos.com.br ou www.votetop.com.br. É preciso fazer um rápido cadastro e escolher uma cidade considerada Cidade do Coração (que pode ser qualquer cidade do mundo), e mais duas cidades consideradas excelentes destinos turísticos pelo votante (somente cidades do Estado de São Paulo).

Caso Praia Grande seja classificada na primeira fase de votação popular, participa então da segunda etapa, preenchendo um questionário sobre turismo, apontando os atributos turísticos que possui, e outro questionário sobre o Top Destinos, relatando as estratégias empregadas entre os moradores para a captação de votos.

A comissão julgadora vai selecionar três cidades para cada um dos 13 segmentos turísticos: turismo social, ecoturismo, cultural, religioso, de estudos e intercâmbio, esportes, pesca, náutico, de aventura, sol e praia, negócios e eventos, rural e de saúde.

Praia Grande está inserida no grupo 6 da votação, com cidades que possuem entre 200 mil e 500 mil habitantes. Cada cidade premiada poderá utilizar o título Top Destinos Turísticos 2017 do segmento em que foi premiada.

Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, a Cidade vem se preparando há anos para ser um grande destino turístico. "Ao longo de mais de 20 anos, criamos uma infraestrutura adequada, com limpeza urbana, balneabilidade das praias, equipamentos turísticos e mobilidade urbana. Praia Grande se preparou para ser um dos destinos mais visitados do estado por isso eu peço o apoio de moradores e turistas, para que nossa Cidade tenha mais essa conquista".

Mourão completa afirmando que a Administração Municipal tem uma preocupação constante em melhorar a qualidade de vida da população através de ações em todos os setores. "Tudo isso reflete no turismo. Uma cidade bem organizada é sempre um destino muito procurado".

Importância - Até 1993, Praia Grande era considerada o "patinho feio" da região, sofrendo com um turismo desordenado e total falta de estrutura. Essa realidade começou a mudar a partir da urbanização da orla da praia. Hoje, com cerca de 300 mil habitantes, é atualmente o destino mais procurado pelos turistas no Estado de São Paulo, e o 4º no país. Os 22 quilômetros de praias e sua orla totalmente urbanizada, com ciclovias em toda sua extensão, são um dos principais atrativos da Cidade. O Município encontra-se em constante desenvolvimento, oferecendo mobilidade urbana, acessibilidade, equipamentos turísticos e eventos que movimentam a população e turistas que escolhem Praia Grande como destino nos finais de semana, feriados e temporada de verão.

A infraestrutura urbana existente hoje colabora ainda mais com o crescimento turístico da Cidade. Praia Grande possui hoje uma taxa de urbanização de 100% e abastecimento de água e coleta de lixo também com taxa de 100% de atendimento. A entrada do Município foi totalmente revitalizada em 2016, com a retirada de um dos semáforos existente no local, diminuindo assim o trânsito para quem deixa a Cidade rumo à Capital e interior de São Paulo.

Um calendário de eventos estruturado é outro fator importante que coloca Praia Grande em uma posição importante no cenário turístico nacional. A Cidade conta com eventos de grande porte o ano todo, atraindo visitantes em busca de lazer e entretenimento com segurança e qualidade.

O projeto Estação Verão, Feiras de Artesanato Itinerantes, Encenação da Paixão de Cristo, Vila Junina, Praia Games, Natal Encantado, entre outros, possuem destaque regional, com uma programação estruturada.

Além do Calendário de Eventos, Praia Grande conta com equipamentos turísticos procurados por visitantes de todo o estado e país. O Complexo Cultural Palácio das Artes, que abriga o Teatro Municipal Serafim Gonzalez, Museu da Cidade e Galeria de Artes Nilton Zanotti, oferece diversas opções de lazer. Espetáculos teatrais e exposições renomadas fazem parte de um turismo cultural de qualidade.

O Espaço de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho) possui quiosques, playgrounds, pier de pesca, restaurante e museu ambiental, além de receber eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura de Praia Grande, sendo um espaço utilizado para o entretenimento de toda a família.

O Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, com sua área recreativa que engloba pista de cooper, quiosques, espaço para piqueniques e o Orquidário Municipal, também é bastante procurado por moradores e turistas.

Um dos destaques da Cidade é a Fortaleza de Itaipu, que ocupa uma área privilegiada em meio a Mata Atlântica, com vista para toda a baía de Santos. Abriga o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea e pode ser visitada aos finais de semana. O visual e o contato com a natureza fazem muito sucesso entre os visitantes.

Um roteiro gastronômico de qualidade, com bons restaurantes e bares, também tem sido grande colaborador no crescimento turístico da Cidade. A Avenida Marechal Mallet, no Bairro Forte, se transformou em um grande corredor de entretenimento e gastronomia. Moradores de municípios vizinhos e turistas encontram no local opções de lanchonetes, restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos.