Sociedade participa de oficina do Plano Diretor de Turismo

Sugestões serão transformadas em projetos que farão parte do PDTUR

22/11/2017

Representantes da sociedade civil, comerciantes, artesãos e munícipes em geral participaram, na noite de terça-feira (21), da 1ª Oficina Pública para Elaboração do Plano Diretor de Turismo de Praia Grande (PDTUR). A reunião aconteceu no Teatro de Bolso Leni Morato, no Palácio das Artes.

A oficina de consulta pública teve como objetivo ouvir sugestões sobre o desenvolvimento do turismo na Cidade, e explicar como o Plano Diretor está sendo elaborado. Os participantes puderam opinar sobre os pontos positivos e negativos do setor, colaborando com o diagnóstico turístico que vem sendo elaborado pela empresa contratada para a elaboração do plano.

As sugestões foram divididas em quatro partes: forças turísticas da Cidade, fraquezas, oportunidades e ameaças. Tudo foi cuidadosamente anotado para a realização do diagnóstico da situação turística de Praia Grande. Na próxima oficina, que deve acontecer ainda em dezembro, serão apresentados à população, projetos elaborados a partir dos diagnósticos.

O secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, falou sobre a participação ativa da população. "A Administração Municipal tem a preocupação de fazer um governo participativo e oficinas como essa são excelentes oportunidades de se fazer a diferença na sociedade. Hoje estamos ouvindo as sugestões da população em geral para colocarmos no Plano Diretor de Turismo, pensando em um maior desenvolvimento do setor na Cidade".

O subsecretário de Turismo de Praia Grande, Márcio Glauber, destacou o trabalho realizado para a elaboração do Plano Diretor. "Fizemos todo o Inventário Turístico e as oficinas fazem parte de todo o processo. O Plano Diretor deve ser entregue no início do próximo ano, fazendo com que Praia Grande permaneça com o título de Estância Turística, garantindo assim, o recebimento de verbas como o DADE, que fomentam a estrutura turística da Cidade".

PDTUR - O Plano Diretor de Turismo tem como objetivo apontar diretrizes para o

Além de organizar as atividades turísticas, todos os municípios que possuem o título de Estância devem possuir um plano diretor. Dessa forma, recebem, do Governo do Estado, verbas importantes que contribuem com o desenvolvimento da cidade, como o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e o DADETUR.
As estâncias turísticas têm até o dia 30 de abril de 2018 para apresentar o Plano Diretor de Turismo completo. Caso contrário, perdem o título de estância, deixando assim de receber as verbas citadas.

No próximo dia 21 de novembro, às 19 horas, a Administração Municipal promove a 1ª Oficina de Diagnóstico para Elaboração das Metas do Plano Diretor de Turismo de Praia Grande (PDTUR). O encontro acontece no Teatro de Bolso Leni Morato e é aberto ao público.
O Plano Diretor de Turismo está sendo elaborado por uma equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) da Cidade. A fase de coleta de dados (Inventário Turístico), feita através de pesquisas e entrevistas com a população em geral, comerciantes de diversos segmentos e turistas, já foi finalizada, e o próximo passo são as oficinas públicas.

"As oficinas tem como objetivo ouvir as demandas da população, para que possamos fazer um diagnóstico turístico mais preciso, traçando ações e metas para um maior desenvolvimento do turismo local", afirma o subsecretário de Turismo, Márcio Glauber.

Estão previstas três oficinas de consulta pública para a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Praia Grande. Na primeira, serão apresentadas informações gerais sobre o PDTUR à população. "Vamos falar sobre a realização, funcionamento e importância do Plano, para que a população possa dar sugestões. Teremos ainda mais duas oficinas e nossa meta é apresentar o ofício de formatação final do Projeto de Lei do Plano Diretor de Turismo à Câmara dos Vereadores em fevereiro de 2018", ressalta Márcio.

PDTUR - O Plano Diretor de Turismo tem como objetivo apontar diretrizes para o desenvolvimento econômico e turístico das estâncias, fomentando ações que possibilitem um maior crescimento do setor.