Campanha Fique Sabendo começa na segunda-feira (27)

As Unidades de Saúde terão testes rápidos de HIV e Sífilis

22/11/2017

Testes rápidos de HIV e Sífilis serão oferecidos gratuitamente para toda a população, a partir de segunda-feira (27) até sexta-feira (1º de dezembro). O objetivo da ação é mobilizar e incentivar as pessoas a fazerem os testes.

Não é necessário pedido médico, basta comparecer a uma das 27 Usafas (Unidades de Saúde da Família) e Multiclínicas da Cidade, das 9 às 16 horas, portando o RG ou documento com foto.

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) também terá testes disponíveis, das 8 às 12 horas e das 13 às 15 horas, o endereço é Rua Cidade de Santos, 89, Boqueirão. Além de realizar os testes rápidos, o SAE orienta e esclarece dúvidas relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis e também sobre a profilaxia que é realizada no local para aqueles que passaram por situação de risco, como acidentes com materiais perfurocortantes, estupros, entre outros casos.

SAE – A estrutura do Serviço de Atendimento Especializado impressiona. O primeiro andar é destinado aos atendimentos. Todos os consultórios e salas de atendimento individual estão concentrados neste espaço. Destaque para a implantação das salas de odontologia, ginecologia, vacina, coleta, medicação e área para repouso.

Já a área voltada ao corpo administrativo fica no segundo andar. O local conta com ampla sala para reuniões dos profissionais da unidade, espaços específicos para coordenadoria e técnicos, além de banheiros e refeitório. Os arquivos dos pacientes também estão neste local.

Todos os ambientes receberam revisão elétrica e hidráulica, colocação de pisos e revestimentos e pintura geral. Um dos principais destaques diz respeito à climatização de todos os setores. O diferencial é o sistema de renovação do ar, que possui um duto de ventilação que percorre todo o primeiro andar. Existem lavatórios em todos os consultórios também.