PG transforma 20 escolas em pontos de coleta de óleo de cozinha usado

Evento ocorre na terça-feira (28), às 10 horas, na EM Sebastião de Oliveira

24/11/2017

Foto Indisponivel

Conscientizar a comunidade escolar sobre maneiras simples de preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que destina de forma correta o óleo de cozinha sujo utilizado nas residências. Com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio de parceria, inicia o programa Ação Renove o Meio Ambiente em 20 escolas municipais. O lançamento ocorre na terça-feira (28), às 10 horas, na EM Sebastião Tavares de Oliveira (Bairro Quietude).

Com slogan “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, a ação em unidades de ensino será uma continuidade do trabalho já realizado nos Ecopontos da Cidade desde 2016. O programa está entre as iniciativas adotadas pela Comissão de Desenvolvimento do Projeto de Reciclagem de Óleo de Cozinha, instalada por meio de projeto de lei nº 29.705 de 2014, pelo prefeito Alberto Mourão.

Nas escolas municipais, o grande foco da ação será conscientizar pais, alunos e responsáveis em evitar que descartem o óleo de cozinha já usado de forma incorreta. Para isso, as unidades de ensino que participarão da ação, neste primeiro momento, receberão um contentor/ display que servirá para armazenar o material. “São pequenas ações que podem fazer uma diferença bem significativa”, afirmou a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz.

Os alunos, pais e responsáveis terão papel fundamental na ação. Eles serão orientados a separar o óleo de cozinha usado, uma vez frio, em garrafas pet. Quando o recipiente estiver cheio, basta levar à unidade escolar e colocar no contentor. Uma ONG (Organização Não Governamental) ficará incumbida de passar nas escolas e recolher o material que irá para uma empresa especializada que o reaproveitará para fazer novos produtos, como biodiesel.

Para Eliane Queiroz, a Ação Renove o Meio Ambiente vem ao encontro do que o Departamento de Educação Ambiental trabalha com os alunos nos diversos projetos do setor. “Dessa forma, podemos fazer com que os alunos vejam o que aprenderam sair do campo da teoria para a prática, sendo ele, o estudante, o agente principal. Afinal de contas, só assim podemos formar cidadãos conscientes e sabedores do papel deles na sociedade”.

Para colocar a iniciativa em prática, a Secretaria de Educação contou com parceiros. Além da empresa Cargill, por meio da marca Liza, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Ecovias também fazem parte da ação.

Endereço - A EM Sebastião Tavares de Oliveira fica situada na Rua Savério Fitipalti, 50, Bairro Quietude.