Prefeitura assina convênio com a CEF para construção de 206 casas

Obras de revitalização da orla também obtiveram recursos

6/12/2017

O prefeito Alberto Mourão assinou terça-feira (5), convênios com a Caixa Econômica Federal - CEF, representada por Sydnei Soares Filho, superintendente Regional do banco na Baixada Santista, para a construção de 6 conjuntos residenciais, totalizando 206 unidades habitacionais, nos Bairros Sítio do campo, Antártica e Vila Sônia, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, e revitalização de trecho do calçadão da orla do Bairro Caiçara, totalizando cerca de R$ R$ 20,5 milhões.

Acompanhado pela vice prefeita Maura Lígia Costa Russo, o Presidente da Câmara Municipal Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, vereadores e os titulares das pastas de Obras (Seop) Eloisa Ojea e de Habitação (Sehab) Antonio Eduardo Serrano, Mourão ressaltou a importância dos investimentos para a Cidade: “Queremos o desenvolvimento sim da Cidade, mas é preciso que seja feito com ordenamento e qualidade de vida. Habitação é fundamental para o controle das invasões e para suprir as necessidades da população, principalmente nesta faixa, com renda familiar de até R$ 1,8 mil, que é a mais carente. São 6 empreendimentos onde serão investidos cerca de R$ 19,5 milhões”.

Sobre a revitalização da orla, que prevê a realização de serviços no trecho que vai do Bairro Mirim até Solemar, Mourão ressaltou que a obra permitirá modernizar o equipamento. Os recursos obtidos, cerca de R$ 975 mil, serão investidos no trecho Caiçara. “Estamos somando valores. Temos que valorizar ao máximo os recursos municipais, para que possamos continuar investindo. Vamos modernizar todo o trecho que vai do Bairro Mirim até Solemar. Vamos instalar novo mobiliário urbano, ampliar o sistema de segurança, com a instalação de mais câmeras e inserir mais equipamentos de acessibilidade”.

Para o supervisor da CEF Sydnei Soares Filho, superintendente Regional do banco na Baixada Santista, a Administração Municipal tem se destacado na busca de recursos. “Sabemos o quanto é importante para a Prefeitura e para a população carente e turistas da Cidade estes recursos. Obtê-los foi resultado de muito trabalho em parceria e o que percebemos foi a disposição do prefeito e secretários. A insistência, o esforço e o comprometimento de todos deu resultado. Na habitação, por exemplo, foram liberadas pelo Ministério das Cidade poucas unidades e essa quantidade para Praia Grande é bem significativa”.

O Presidente da Câmara Municipal Ednaldo dos Santos Passos (SD), o Reco, mostrou-se satisfeito: “Excelente trabalho da Prefeitura. O Mourão e secretários estão de parabéns. Trata-se de uma grande conquista para a Cidade. Nós vereadores apoiamos. Tudo que vai melhorar a vida do povo a Câmara apóia”.

A vereadora Janaína Balaris (PT) também aprovou as ações. “É muito importante para a Cidade. Sabemos que há um déficit habitacional e esse é mais um passo para que nossos munícipes obtenham a tão sonhada casa”.

Projetos - O contrato assinado por Mourão para habitação destina-se à construção 206 casas, subdividas em 6 empreendimentos. O Conjunto Habitacional Antártica, no bairro de mesmo nome, terá 8 unidades; no Conjunto Residencial Vitória, a ser construído no Bairro Vila Sônia, serão 152 casas e no Bairro Sítio do Campo serão construídas 46 unidades (4 conjuntos).

Cada unidade terá área com aproximadamente 45 m² e as seguintes dependências: dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço. As áreas onde serão construídos os conjuntos terão total infra-estrutura. O custo de cada unidade será de aproximadamente R$ 95 mil a unidade.

Participaram do evento os vereadores Dimas Antônio Gonçalves; Eduardo Pádua Soares Jardim (Edu sangue bom); Isaias Moises dos Santos (Isaias cabeleireiro); Marcelino Santos Gomes; Natanael Vieira de Oliveira; Roberto Andrade e Silva (Betinho); Romulo Brasil Rebouças; Tatiana Toschi Mendes.