Copa PG de Futebol tem duelos das quartas de final

Um total de 20 equipes disputa título municipal

8/12/2017

Neste domingo (10), a partir das 13 horas, nos campos do Bairro Antártica e Jardim Real, ocorrem jogos da fase quartas de final (oito melhores) da 3ª Copa Praia Grande de Futebol, categoria masculina adulta (mais de 16 anos). No total, competem 600 jogadores de 20 agremiações da Cidade. O evento, regido pela Liga de Futebol Amador (LFAPG), conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL).

No campo anexo ao Ginásio Magic Paula (esquina da Avenida dos Trabalhadores com a Rua Leila Maria de Barros Monteiro, s/nº, Bairro Antártica), às 13 horas, jogam os times do Corinthians da Vila São Jorge e Jardim Glória. Às 14h45, duelam as equipes do Parma e Galo de Ouro. No Campo do Real Esporte Clube (Rua Antônio Luís Permaia, s/nº, Bairro Jardim Real), às 13 horas, enfrentam-se as turmas do Real e Dois Toques. Às 14h45, atuam os selecionados do Amigos da Vila e Ilha do Caieiras.

Na primeira fase, os times jogam todos contra todos, dentro dos grupos, em turno único. Os dois melhores de cada chave qualificam-se à fase quartas de final (oito melhores). A partir daí, as partidas ocorrem em sistema de eliminatória simples, ou seja, quem perde está eliminado. Os confrontos têm duração de dois tempos de 40 minutos cada.

Dados - A disputa envolve apenas jogadores (o atleta deve ser morador da Cidade) e times de Praia Grande (os 10 primeiros colocados no Campeonato Municipal da primeira e da segunda divisão de 2016). As três equipes primeiras colocadas recebem troféus de posse definitiva. Os jogadores e a comissão técnica ganham medalhas. Há premiação para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição. As partidas serão disputadas em dois tempos de 40 minutos cada. Pode haver até oito substituições por time, por jogo.

No grupo A, duelam os times do Folha Verde Esporte Clube (Glória), Esporte Clube Galo de Ouro (Mirim),Ajax Melvi Futebol Clube (Melvi),Associação Recreativa Metropolitano (Ocian) e Dois Toques Futebol Clube (Mirim). No B, jogam as turmas dos Amigos da Vila Futebol Clube (Bairro Vila Sônia), Atlântico Sociedade Esportiva e Atlética (Mirim),Esporte Clube Águia de Ouro (Aviação),Corinthians Futebol Clube de Vila São Jorge (Ocian) e Associação Vila Mirim Esporte Clube (Mirim).

No C, atuam as equipes do Esporte Clube Jardim Glória (Glória), Fúria Futebol Clube (Canto do Forte), Clube Centro Social de Ação Comunitária/Cesac (Forte),Ilha da Caieiras Futebol Clube (Caieiras) e SESC/Tude Bastos Futebol Clube (Sítio do Campo). No D, enfrentam-se os selecionados do Palmeirinhas Esporte Clube (Antártica), Vasquinho Futebol Clube (Mirim), Parma Futebol Clube (Ocian), Caiçara Futebol Clube (Caiçara) e Real Esporte Clube (Real).

Confira todos os resultados da competição:

1ª rodada (22/10)
Grupo A - Galo de Ouro 5 x 1 Folha Verde
A - Metropolitano 3 x 1 Ajax
B - Corinthians da Vila São Jorge 5 x 2 Vila Mirim
B - Amigos da Vila 3 x 1 Atlântico
C - Jardim Glória 1 x 0 Fúria
C - Ilha do Caieiras 0 x 0 CESAC
D - Parma 1 x 1 Vasquinho
D - Caiçara 1 x 1 Palmeirinhas

2ª rodada (29/10)
A – Galo de Ouro 3 x 1 Dois Toques
A – Ajax 3 x 2 Folha Verde
B - Atlântico 2 x 0 Águia de Ouro
B - Amigos da Vila 2 x 0 Corinthians da Vila São Jorge
C - Jardim Glória 1 x 0 SESC Tude Bastos
C - CESAC 1 x 0 Fúria
D - Parma 4 x 1 Palmeirinhas
D - Vasquinho 1 x 1 Real

3ª rodada (5/11)
A - Galo de Ouro 7 x 0 Ajax
A - Dois Toques 4 x 1 Metropolitano
B - Atlântico 1 x 1 Corinthians da Vila São Jorge
B - Águia de Ouro 1 x 1 Vila Mirim
C - Jardim Glória 2 x 1 CESAC
C – Ilha do Caieiras 0 x 0 SESC Tude Bastos
D - Real 5 x 2 Caiçara
D - Vasquinho 4 x 1 Palmeirinhas

4ª rodada (12/11)
A – Galo de Ouro 3 x 3 Metropolitano
A – Dois Toques 1 x 0 Folha Verde
B – Vila Mirim 3 x 0 Atlântico
B – Amigos da Vila 4 x 3 Águia de Ouro
C – Ilha do Caieiras 2 x 0 Jardim Glória
C – SESC Tude Bastos 1 x 0 Fúria
D – Vasquinho 1 x 0 Caiçara
D – Real 1 x 1 Parma

5ª rodada (19/11)
A - Metropolitano 4 x 2 Folha Verde
A - Dois Toques 3 x 2 Ajax
B - Vila Mirim 3 x 1 Amigos da Vila
B - Corinthians da Vila São Jorge 2 x 1 Águia de Ouro
C - Ilha do Caieiras 1 x 0 Fúria
D – Parma 5 x 0 Caiçara
D – Real 5 x 0 Palmeirinhas

Retrospecto - Em 2016, mais de 700 desportistas participam da competição representando 34 times. A equipe do Esporte Clube Estrela do Norte (Caieiras) sagrou-se campeã invicta. Após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar, conquistou o título ao derrotar o time dos Amigos da Vila Futebol Clube (Vila Sônia) nos pênaltis, por 7 a 6. Ao longo da competição, o selecionado da Estrela totalizou cinco triunfos, uma igualdade, 15 gols feitos e 6 sofridos.

Além de ficar com a medalha de prata, o grupo dos Amigos da Vila tornou-se o único a ter conquistado um lugar no pódio nas duas edições da Copa (foi terceiro colocado em 2015). Ao longo do torneio, os Amigos da Vila somaram três vitórias, um empate, uma derrota (na decisão), oito gols prós e quatro contras. Na disputa do terceiro lugar da competição municipal. O selecionado do Juventude Futebol Clube (Ocian) venceu, por 2 a 1 a turma Esporte Clube Jardim Glória (Glória) e, assim, ficou com a medalha de bronze.

A artilharia ficou com Vinícius Santana (Estrela do Norte) com 11 gols que também ganhou o prêmio de revelação. O goleiro menos vazado foi Luiz Silva (Amigos da Vila) com quatro gols sofridos. O melhor árbitro foi Sérgio Lima Santos. A equipe mais disciplinada foi a dos Amigos da Vila. A seleção da competição assim ficou: goleiro Luiz Abreu (Estrela do Norte), zagueiros Vavá (Galo de Ouro) e George Galego (Estrela), lateral direito Gabriel (Estrela), lateral esquerdo Rean (Amigos da Vila), volantes David (Estrela) e Marcelo (Galo), meio-campistas Yago (Esporte Clube Jardim Glória) e Marlon (Estrela), atacantes Jonathan (Amigos) e Vinicius Santana (Estrela). Técnico: Anderson (Estrela).

Em 2015, a equipe do Esporte Clube Centro Social de Ação Comunitária - CESAC (Bairro Forte) sagrou-se campeã invicta da 1ª Copa Praia Grande de Futebol. Na decisão, o time do Cesac venceu nos pênaltis, por 3 a 1 (após empate de 2 a 2 no tempo regulamentar), a turma do Esporte Clube Galo de Ouro (Mirim). Ao longo da competição, o grupo do Bairro Forte totalizou seis vitórias, um empate, 18 gols feitos e 7 sofridos. Na disputa do terceiro lugar, os Amigos da Vila Futebol Clube (Vila Sônia) derrotaram, por 2 a 1, o Unidos Futebol Clube (Tupi).

Nas premiações individuais, o grupo do Atlântico Sociedade Esportiva e Atlética ficou com o troféu de mais disciplinado. Hélio Alves faturou como melhor árbitro. João Felipe da Silva (Cesac) ganhou os títulos de revelação do torneio e artilheiro, com 7 gols marcados. Fábio Luigi Meneghelo (Galo de Ouro) foi o goleiro menos vazado, com 2 gols sofridos.

A seleção do Campeonato, eleita pelos próprios participantes, assim ficou: goleiro - Caio Henrique (Unidos), lateral direito - Thiago Santos (Galo de Ouro), zagueiros - Alexandre Balão (Grupo Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde) e Douglas Cassali (Cesac), lateral esquerdo - Leandro Souza (Galo de Ouro), volantes - Marcelo Pi (Galo de Ouro) e Flávio Alves (Cesac), meio-campistas - João Felipe da Silva (Cesac) e Leandro Costa (100zala Futebol Clube), atacantes - Jonathan Silva (Amigos da Vila) e Wilde Santos (Galo de Ouro). Técnico: Thiago Moreno (Cesac).