Prefeitura realiza reunião para discutir melhorias para artesãos do Bairro Ocian

Prefeito cobrou maior participação dos profissionais nos cuidados com a praça

11/12/2017

Aproximadamente 60 expositores da Feira de Artesanato e alimentação do Bairro Ocian participaram, no último domingo (10), no Palácio das Artes (PDA), de reunião para discutir sobre ações visando melhorias no local durante a temporada de verão. Na ocasião, a Prefeitura solicitou o empenho dos expositores na manutenção do local, pelo menos até que sejam iniciados os trabalhos de revitalização da Praça Roberto Andraus (onde fica a feira de artesanato) e do entorno, que deve iniciar no 1º semestre de 2018.

Na oportunidade o prefeito Alberto Mourão cobrou maior participação dos profissionais nos cuidados com a praça e falou sobre os equipamentos de alvenaria da feira. Apesar de saberem que a revitalização prevê a demolição das estruturas, os expositores temiam uma antecipação da ação. Mourão garantiu que todos permanecerão até o início das obras, desde que algumas medidas sejam tomadas: “Precisamos trabalhar juntos. Vamos preservar o espaço, manter a limpeza e a higiene. As estruturas metálicas e demais auxiliares devem ser guardados, não podem ficar montados. Cada um tem que limpar seu espaço. Temos que achar um meio termo que atenda a todos, Prefeitura, artesãos e pessoal da alimentação. É preciso conscientizar todos de que é um espaço que deve ser preservado”, disse o prefeito.

Mourão afirmou que a Prefeitura também agirá contra comerciantes e condomínios que se utilizem da praça para dispensar seu lixo: “O correto é colocar o lixo em frente de seu comércio, na lixeira de seu prédio e não colocar na praça, como tem sido feito. É preciso respeitar o direito de todos. Há horário de coleta. E pedimos o auxílio dos expositores nessa fiscalização, afinal eles estão lá diariamente. Quem estiver usando a praça como lixeira vai ser autuado e multado. Ninguém gosta de lugar sujo. O morador não vem, o turista não volta. Temos que mudar isso imediatamente, para que todos, inclusive os artesãos, tenham um ambiente agradável e os moradores e turistas voltem a frequentar o local”.

Sobre os moradores de rua que costumam permanecer na praça, o prefeito enfatizou que a Administração ofereceu auxílio e abrigo na Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, no Bairro Vila Sônia, que é um local para acolhimento dessa população. “Alí eles encontram local para dormir, tomar banho e se alimentar. São encaminhados para os serviços sociais do Município, que procuram reinseri-los à sociedade, mas não é uma casa de internação e tem regras: é proibido bebidas alcoólicas e tem que tomar banho. Os acolhidos precisam aceitar a ajuda espontaneamente, o que não aconteceu com estes da praça, infelizmente. Não é possível obrigar o morador de rua a receber o atendimento, então vamos pressionar as autoridades, e nisso também podemos trabalhar juntos, artesãos, pessoal da alimentação e Prefeitura, para que tomem as medidas necessárias”.

Maria Inês Pinto Soares, artesã há mais de 10 anos, ficou muito satisfeita com a reunião: “O prefeito foi muito direto no que se refere à necessidade do envolvimento de todos para melhorar a praça e vamos atender a esta convocação. Nós mesmos vamos nos policiar para evitar a permanência dos materiais e ainda seremos mais atentos às lixeiras e pontos onde sabemos que comerciantes e condomínios costumam colocar lixo. O prefeito nos garantiu apoio e vamos agir”.

Já para Benedito Martins (comerciante da área de alimentação há 30 anos), a atitude do prefeito vai trazer melhorias. “Foi valiosa e deixou todo mundo contente. Tenho esperança na união de todos em prol da feirinha. Essa união é difícil, mas não impossível. É preciso colocar ordem, cobrar e fiscalizar".

A proposta de trabalho conjunto foi o que mais agradou Vanessa Rodrigues, artesã há 14 anos: “O prefeito se mostrou disposto a ser nosso parceiro. Ele deu liberdade para Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) trabalhar em parceria com a gente, de forma que não haja nenhum retrocesso, mas que sempre avance. É preciso mesmo buscar melhorias e todos estão dispostos a trabalhar em conjunto para que voltemos a ter um comércio e situação favorável para todos os lados (feirantes e administração pública) e quem mais vai ganhar é o morador e turista".

A Feira de Artesanato e alimentação do Bairro Ocian localiza-se na Praça Roberto Andraus. Trabalham no local 50 artesãos e 15 comerciantes na área de alimentação. Funciona das 13 às 22 horas aos sábados, domingos, feriados e diariamente durante as férias escolares.