Alunos do Camp conhecem detalhes da natureza pelo programa PG Natural

Grupo formado por 31 jovens visitou Departamento de Educação Ambiental

11/1/2018

Na manhã desta quinta-feira (11), o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Educação (Seduc), recebeu a visita de alunos do Camp (Centro de Aprendizagem Metódica e Prática). O grupo, formado por 31 jovens, participou do programa Praia Grande Natural. Até o final do mês, mais três turmas participarão das atividades no DEA.

Durante a participação no projeto, os alunos conheceram mais detalhes do ecossistema localizado na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecido popularmente como Portinho, como o manguezal, mar e Mata Atlântica. O grupo foi recepcionado pela diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, e o professor Leonardo Casadei.

A atividade ocorreu em duas etapas. A primeira parte foi teórica em sala de aula. A segunda, no Portinho, faz com que os alunos vivenciem, na prática, o que aprenderam dentro da classe. Fauna e flora desses locais, assim como questões ambientais, sociais e econômicas dos mesmos também são abordadas. “Trazemos os jovens como forma de conscientizá-los sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente”, destacou a professora Carmen Diaz Sterque Manso.

Essa foi a segunda turma de alunos do Camp que visitou o DEA em 2018. Na quarta-feira (10), 56 jovens também estiveram no Portinho. Nos dias 22, 23 e 26 de janeiro, mais três grupos de estudantes participarão do programa Praia Grande Natural. “O legal dessas visitas é que podemos mostrar o impacto que o homem causa à natureza”, enfatizou o professor Leonardo Casadei.

Entre os alunos que participaram da visita nesta quinta-feira, o jovem Victor dos Santos Henrique, 17 anos, conhece bem a realidade do local. Antes de se inscrever no Camp, o estudante participava das aulas de remo e vela no programa Navega SP, que também ocorrem no Portinho. “Quando praticava, às vezes a gente via lixo reciclável na água e já retirava. As pessoas têm que entender que cada um precisa fazer a sua parte”.