Praia Grande adere ao programa Verão no Clima

Até dia 14 de fevereiro, ação conscientiza turistas e moradores a cuidar da praia

12/1/2018

Até a Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, Praia Grande participa da Operação Verão no Clima. Em parceria com o Governo do Estado e demais pastas municipais, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) agrega o programa às ações já realizadas na Cidade em prol de conscientizar munícipes e turistas sobre o descarte correto do lixo. A caminhada em comemoração ao aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa do Município está entre as atrações do Verão no Clima em solo-praiagrandense.

Coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Verão no Clima ocorre em 16 cidades da Baixada Santista, Vale do Ribeiro e Litoral Norte. A iniciativa busca mobilizar a população com ênfase para a responsabilidade de cada cidadão pela geração e descarte de lixo nas áreas de lazer e nas areias das praias. Para isso, ações presenciais à beira-mar e por meio das redes sociais serão realizadas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista, o Verão no Clima soma forças com outras iniciativas já existente no Município, como o programa Praia Limpa dá Pé. “Assim como a ação de fiscais na faixa de areia que orientam os ambulantes e carrinheiros, ao final do expediente, a limpar ao redor de onde trabalham e descartar os resíduos nos contentores”.

Em Praia Grande, duas tendas da operação do Governo do Estado funcionam de forma itinerante. A cada semana, os equipamentos são montados próximos às arenas das praias Tupi, Aviação e Boqueirão (módulo 1) e Real, Ocian e Caiçara (módulo 2). Nos locais, as equipes abordam os banhistas ao acessarem a faixa de areia e também visitam os guarda-sóis para orientar os veranistas.

Continuidade - A iniciativa foi inspirada no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente. Posteriormente, a ação foi absorvida pelas prefeituras em atividades locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

Segundo Evangelista, uma diferença do projeto anterior para o Verão no Clima está na forma de abordagem. Antes, ao conversar com os frequentadores das praias eram entregues sacolinhas e panfletos em forma de leque. “Agora conscientizamos aos turistas e munícipes a trazer uma sacolinha ou recipiente para coletar os resíduos gerados por eles para que, ao saírem da praia, descartem nos contentores”.

Programação – Como parte da comemoração do aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande, a Administração Municipal realiza a 1ª Caminhada do Emancipadores, que conta com apoio da Operação Verão no Clima. A ação ocorre na próxima sexta-feira (19), com concentração marcada para às 8 horas, na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão.

Com percurso de três quilômetros, os caminhantes vão percorrer a Avenida Ecológica. Na sequência do trajeto estão a Rua Costa Machado e a Avenida Marechal Mallet. O caminho levará até a tradicional Fortaleza de Itaipu. No local onde serão finalizadas as atividades terão brinquedos para as crianças se divertirem.

Para marcar a passagem da Operação Verão no Clima por Praia Grande, a Secretaria de Meio Ambiente prevê ainda a realização de um mutirão de limpeza. A ação está prevista para ocorrer no sábado, dia 20 de janeiro, e terá início na Praia do Forte. “Vamos convidar representantes de organizações e a comunidade para fazer um ‘arrastão do bem’ com intuito de conscientizar os banhistas e coletar os micros lixos descartados na areia”, destacou o titular da Sema.

Confira abaixo o programa itinerante das duas tendas da Operação Verão no Clima até 14 de fevereiro:

De 11 a 14 de janeiro
Praias Aviação e Caiçara

De 18 a 21 de janeiro
Praias Boqueirão e Real

De 25 a 28 de janeiro
Praias Tupi e Ocian

De 1º a 4 de fevereiro
Praias Aviação e Caiçara

De 8 a 14 de fevereiro
Praias Tupi e Real

Participação – Além das secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente, estão envolvidos nas ações da Operação Verão no Clima as seguintes pastas: Governo (Segov), Urbanismo (Seurb), Serviços Urbanos (Sesurb), Esporte e Lazer (Seel) e Cultura e Turismo (Sectur).