Obras de revitalização da Avenida Guilhermina são entregues

Leito carroçável foi ampliado e tem agora duas pistas em cada mão de direção

17/1/2018

Foram entregues oficialmente na quarta-feira (17) as obras de revitalização na Avenida Guilhermina, localizada no Bairro de mesmo nome. O evento faz parte da programação comemorativa dos 51 anos de emancipação político-administrativa da Cidade. Os serviços realizados na via, que tem 1.150 metros, foram a ampliação do leito carroçável, implantando duas pistas em cada mão de direção, criação de calçada central e tratamento paisagístico diferenciado. O investimento foi de cerca de R$ 6.5 milhões.

O prefeito Alberto Mourão fez uma caminhada por um trecho da via observando os serviços e conversando com populares. "A Avenida Guilhermina é um importante corredor viário da Cidade. A reestruturação e a pavimentação asfáltica permitiram uma melhora no fluxo de veículos. Ao longo da via, que ganhou um canteiro central, também foram criados bolsões de estacionamento (total de 170 vagas), atendendo solicitação de moradores, turistas e comerciantes. Há também a melhora no aspecto visual que a revitalização traz, dando maior visibilidade para a avenida. Isso valorizou o local e seu entorno", disse o prefeito.

Julio Gonçalves da Silva, morador há 30 anos no bairro, disse estar muito satisfeito. "Ficou espetacular. Nem tem o que acrescentar. Todos aqui são só elogios para a obra. Mudou o bairro". A mesma opinião tem o aposentado Francisco Alcides Araújo. "Ficou lindo demais e bem mais fácil para caminhar. Sou de São Paulo e há 10 anos moro na Praia Grande. O que está crescendo essa Cidade e como está ficando linda, hein? Não troco Praia Grande por nenhum outro lugar. Está linda e muito agradável de viver".

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea, que acompanhava o prefeito na caminhada, com a nova estrutura os pedestres também ganharam. "As calçadas foram requalificadas, sendo realizados os serviços de nivelamento e cobertura com o piso intertravado de concreto, assim como piso podotátil. Foram instaladas também rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiências. Estes serviços trouxeram mais facilidade e conforto para os pedestres e todos os equipamentos estão conformidade com a NBR 9050/2015, que determina as regras de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos". E complementando os trabalhos de revitalização da avenida, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) fez o plantio de vegetação ao longo da via.