Centro Especializado em Odontologia é inaugurado em Praia Grande

Encaminhamentos já serão realizados a partir de terça (23)

22/1/2018

O novo Centro Especializado em Odontologia (CEO) foi inaugurado nesta segunda-feira (22). O equipamento faz parte da ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) que fica Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8813, Bairro Mirim, e receberá pacientes que necessitam de tratamentos dentários mais complexos. O prefeito Alberto Mourão parabenizou os funcionários e gestores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e comentou sobre a importância do equipamento para a população. “Nosso objetivo é proporcionar cada vez mais saúde para a nossa população e esse equipamento vai mudar a vida daqueles que necessitam de tratamento especializado. O nosso papel não é só transformar Praia Grande, é mostrar que a transformação é possível apesar de todas as dificuldades”, disse.

O CEO conta com quatro consultórios, sendo um para periodontia (tratamento de gengiva), um para endodontia (tratamento de canal) e um para cirurgia oral. O quarto consultório foi especialmente desenvolvido para atender pacientes portadores de deficiência e conta também com uma sala de repouso. Hoje, o CER já conta com um consultório de odontologia que será integrado ao novo equipamento onde serão abrigados os casos de estomatologia (doenças relacionadas à boca). “Nós temos dentistas em todas as unidades de saúde e o CEO vem para complementar esse atendimento que é realizado na Atenção Básica. Com esse equipamento, vamos evitar muitas extrações de dentes, pois os problemas serão tratados com maior rapidez e por especialistas de cada área”, comentou o secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira.

O responsável técnico e diretor do CEO, o dentista Fernando Toledo Arruda Fonseca, conta como a população terá acesso aos novos serviços. “Como já disse o secretário, o CEO complementa o atendimento já realizado nas Usafas – Unidades de Saúde da Família. A população deve procurar a unidade de saúde do seu bairro e passar com o dentista. Os profissionais dessas Unidades é que encaminharão os pacientes que tiverem a necessidade de tratamento especializado”, explica.

CER - A moderna unidade, localizada na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, esquina com Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim, tem como meta desenvolver atendimentos aos pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

O CER tem espaços amplos e climatizados. São salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques ficam por conta do refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do projeto praia-grandense fica por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.