Operação Verão vai até o dia 28 de fevereiro

Fiscalização apreende, em janeiro,14.433 produtos irregulares

1/2/2018

A Prefeitura de Praia Grande vem realizando diversas ações de fiscalização visando coibir o comércio irrregular de produtos na Cidade. A Operação Verão de fiscalização apreendeu, em janeiro de 2018, 14.433 itens que seriam comercializados irregularmente na Cidade. Em comparação com o mês de dezembro de 2017, quando foram 8.602 produtos, o número de apreensões teve um aumento acentuado.

O titular da secretaria de Urbanismo (Seurb), Alexander Ramos, salientou que em números totais, houve uma queda de apreensões. "Em dezembro de 2016 foram 8.495 itens e em janeiro (2017) 17.824. São quase 3 mil itens a menos se comparados com os números atuais, apesar de termos intensificado a fiscalização ainda mais este ano. Isso mostra que, entre outros motivos, o trabalho de conscientização e legalização dos trabalhadores, que a Prefeitura realizou, deu bons resultados". A Operação Verão iniciou em 1º de dezembro e vai até o dia 28 de fevereiro.

Uma das preocupações da Prefeitura é com a saúde e bem-estar de moradores e turistas que, muitas vezes, podem consumir produtos, principalmente, alimentos em péssimas condições de higiene, o que pode causar diversos problemas de saúde. Todos os produtos perecíveis, como ovos e frutas, quando apreendidos e não retirados pelos comerciantes ilegais são encaminhados para instituições como o Lar e Casa de acolhimento São Francisco de Assis. Os demais, como queijo coalho, espetinho de churrasco, churros, camarão, peixe frito e outros, são encaminhados para descarte.

“Realizamos todo um trabalho visando manter a ordem no comércio ambulante, onde investimos na regularização dos trabalhadores. Com isso pudemos agir intensamente no sentido de coibir o comércio ilegal e também os proibidos, principalmente os perecíveis, dentro do que determina a legislação. A fiscalização se mantém presente em toda a orla e em contato constante com os permissionários", explicou o titular da Seurb.

Para descarte, ou mesmo destruição, também são encaminhados produtos apreendidos como óculos de sol, bebidas e eletrônicos, entre outros. "As pessoas às vezes esquecem e se deixam levar pela emoção, pelo momento econômico pelo que o país está passando e até se chateiam com as ações dos fiscais, mas é importante ressaltar que estes itens apreendidos tem, em sua maioria, procedência duvidosa e são comercializados sem qualquer garantia de qualidade ou mesmo de funcionamento. Causam prejuízo não só ao consumidor como ao comércio legalmente estabelecido, que é gerador de emprego e renda na Cidade".

A orla da praia da Cidade tem 22,5 km de extensão, dividida por 12 bairros. O Município recebe, em média, 300 mil visitantes/mês, mas na temporada de verão chega a receber mais de 1 milhão de pessoas.