Secretaria de Segurança divulga balanço da operação de Carnaval

Ações foram integradas entre Prefeitura e Polícia Militar

16/2/2018

A Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) divulgou nesta sexta-feira (16) o balanço da operação de Carnaval, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), secretarias de Trânsito e de Urbanismo, além da Polícia Militar. Foram mais de 200 autuações de trânsito, além de diversas abordagens e orientações.

As operações começaram na noite da sexta-feira de Carnaval (9), seguindo até a noite de segunda-feira (12) e tinham como foco principalmente a orientação e fiscalização do comércio e uso de espumas de Carnaval, que na Cidade são proibidos (lei nº 1548/11); coibir a perturbação do sossego e evitar as grandes concentrações de pessoas, que pudessem gerar tumultos, além da fiscalização a irregularidades de trânsito.

Conforme o levantamento, ao todo, foram 212 infrações de trânsito; 65 pessoas abordadas para averiguação, 68 orientações ao uso de caixas de som; 3 bicicletas apreendidas; 15 orientações a comércios irregulares; 7 veículos recolhidos ao pátio; e 4 apreensões de frascos de espuma de Carnaval.

De acordo com o comandante da GCM, Edvaldo Pereira dos Santos, a atuação da GCM, em um trabalho integrado às secretarias de Trânsito e de Urbanismo e Polícia Militar, foi extremamente importante para manter a ordem na Cidade no período de Carnaval. “Foram duas frentes de trabalho divididas entre os bairros Canto do Forte e Mirim, atuando nessas situações, e com um resultado bastante positivo”.

Na semana anterior ao Carnaval, uma reunião entre representantes da GCM, das secretarias envolvidas e da Polícia Militar haviam se reunido para definir os detalhes da operação.