Secretaria de Trânsito define ações de educação e fiscalização viárias

Detalhes foram acertados em reunião realizada nesta segunda (19)

19/2/2018

Foto Indisponivel

Tradicionalmente, o mês de maio é marcado em todo País por ações voltadas a conscientização da população sobre a importância do respeito às normas viárias para a segurança no trânsito, a chamada campanha Maio Amarelo. Este ano, Praia Grande ampliará as ações, que serão iniciadas no mês de abril e seguirão até setembro, dentro da Semana Nacional de Trânsito. O público alvo das ações deste ano na Cidade será o ciclista. Os detalhes técnicos do trabalho foram discutidos em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (19), na sede da Secretaria de Trânsito (Setran), no Bairro Sítio do Campo.

Para otimizar as atividades, os trabalhos serão divididos. O mês de abril será voltado a ações de conscientizações. Blitze educativas serão realizadas em diversos pontos da Cidade, onde serão entregues folders educativos sobre as principais normas viárias. As principais abordagens serão realizadas em ciclovias, com orientações junto a ciclistas.

Na segunda etapa, já dentro do Maio Amarelo, além de trabalhos educativos em vias públicas e escolas municipais, será realizada a campanha Bike Check-up. Nela, a população poderá fazer gratuitamente uma revisão em suas bicicletas em comércios parceiros da ação, onde serão verificados itens de segurança como freios e correntes. Durante todo o mês, serão realizadas também palestras em escolas destacando a importância do respeito às normas viárias.

Também no mês de maio será lançado, pelo segundo ano consecutivo, um Concurso Cultural voltado a estudantes do ensino fundamental, que produzirão vídeos inéditos, com duração de 60 a 90 segundos, que deverão abordar a temática da segurança viária do ciclista. A intenção é que os alunos produzam os materiais nos meses seguintes e os vídeos vencedores do concurso serão revelados durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro. O regulamento da ação será divulgado nas próximas semanas no site da Prefeitura, o praiagrande.sp.gov.br.

O secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, destacou que o intuito das ações voltadas aos ciclistas é mostrar o papel deles para um trânsito mais seguro. “O que a pessoa que utiliza a bicicleta precisa ter em mente é que ela não é o agente mais frágil no trânsito. Existem os pedestres também, que sofrem diretamente com imprudências de motoristas, motociclistas e ciclistas. Todos precisam entender sua importância e suas responsabilidades”.

Após o período de orientações e ações educativas, no mês de junho serão realizadas fiscalizações em ciclovias e vias da Cidade, verificando irregularidades como trafegar sobre a calçada e na contramão.

Prado destacou que as ações viárias em Praia Grande são norteadas por três pontos principais. “Primeiro temos a engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão e infra-estrutura viária em toda Cidade. Segundo, a fiscalização através dos agentes de trânsito e Guarda Civis Municipais de Trânsito, com auxílio da equipe na Central de Videomonitoramento. E, terceiro, a educação de trânsito com atividades em escolas e vias públicas”.