Mais de 200 jovens participam do Juventude Legal

A E.E Júlio Pardo Couto, no Bairro Mirim, foi a primeira a receber o projeto este ano

6/3/2018

‘Pescador de ilusões’ e ‘Um anjo do céu’ foram algumas das músicas que embalaram a manhã de mais de 200 jovens da Escola Estadual Julio Pardo Couto, no Bairro Nova Mirim. O colégio foi o primeiro a receber a iniciativa que ocorreu dentro do programa Juventude Legal, que é realizado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) em parceria com outras pastas municipais.

O programa tem como meta levar serviços públicos municipais, informações e orientações aos jovens e adolescentes das escolas púbicas e particulares que estão cursando o Ensino Médio. As visitas às unidades escolares ocorrem todas as terças-feiras. O destaque desta edição foi a oficina da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) que levou muita cultura e lazer aos adolescentes. Também ocorreram as oficinas sobre Esporte, Saúde Ambiental, Trânsito, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e Assuntos Institucionais.

O diretor de Divisão do Núcleo do Palácio das Artes (PDA), Odair Pereira da Silva Júnior, o Ninno, mostrou aos alunos tudo o que a Cidade oferece na área de cultura e turismo como eventos, as tendas da Estação Verão Show, peças teatrais e as oficinas oferecidas pela pasta: artes visuais, performance corporal, teatro, musicalização, canto e coral, violão e percussão.
“A ideia é transmitir aos jovens um pouquinho do que temos na área cultural e turística, para que eles possam cada vez mais participar dos eventos promovidos pela Cidade”, destacou Ninno.

A vice-diretora da Escola da Família, Elizângela Maria dos Santos, explicou que depois que os alunos participam do programa, eles costumam procurar a direção e os professores para conseguir mais informações sobre os serviços oferecidos.

A estudante Beatriz de Cássia Barbosa dos Santos, de 14 anos, contou que nunca tinha participado de nenhum programa como o Juventude Legal e aprovou a iniciativa. “Eu nunca participei de nenhum programa parecido. Gostei muito, e ainda não sei se vou me matricular em alguma atividade. Foi uma aula muito interessante que me trouxe novos conhecimentos, pena que eles só voltarão no ano que vem”.

A aluna Tais Cristina dos Santos Celestino, de 16 anos, não sabia que a Administração Municipal oferecia tantos cursos e eventos gratuitos e agora ela vai colocar na sua agenda os eventos da Cidade.

As escolas interessadas em receber o programa devem entrar em contato com a Subjuve pelo telefone 3496-5684; ou ainda através do e-mail: juventudelegal@paiagrande.sp.gov.br.
Confira as unidades escolares que serão atendidas no mês de março:

13/03 – E.E. Abrahão Jacob Lafer - Rua Leme, s/n – Guilhermina - 8h às 12h, 15h às 17h e 19h às 21h ;
20/03 – E.E. Sylvia de Mello – Avenida do Trabalhador, 4.279 - Antártica - 8h às 12h e 19h às 22h30 ;
27/03 – E.E. Marlene Leite - Rua Santo Antônio de Pádua, s/n – Nova Mirim - 10h às 12 e 19h às 22h30.